đ Quais as principais tendĂȘncias do mercado de APIs?
APICON Executive esgota ingressos na vĂ©spera da edição; Entrevista exclusiva com Ramon DurĂŁes; VocĂȘ sabe o que Ă© AGI? Esses e outros temas na Prensa Tech Especial de hoje!
A 3ÂȘ e Ășltima edição especial da Prensa Tech acaba de chegar na sua caixa de e-mail. O APICON Premium Ă© amanhĂŁ (16) e os ingressos para a manhĂŁ exclusiva jĂĄ estĂŁo esgotados! VocĂȘ ainda pode adquirir seu lugar para uma tarde de inovação e tecnologia no Rosewood SĂŁo Paulo com 10% de desconto clicando aqui.
Na Prensa Tech Especial de hoje vocĂȘ verĂĄ:
As principais tendĂȘncias do mercado de APIs em uma entrevista exclusiva com Ramon DurĂŁes;
O que Ă© AGI e por que essa Ă© a grande aposta para o futuro?
âA minha grande motivação para participar do APICON Ă© a oportunidade de compartilhar conhecimento e aprender com outros profissionais. Fazer network Ă© um elemento muito importante e todo profissional deveria dedicar tempo a isto.â
Ramon DurĂŁes trabalha no mercado de software hĂĄ cerca 30 anos ajudando empresas que faturam mais de 1 bilhĂŁo de reais no Brasil. Ele tambĂ©m lidera a iniciativa chamada Devprime - uma plataforma de SaaS - que tem um produto que acelera a produtividade. Ramon tambĂ©m realiza palestras em eventos e conferĂȘncias, alĂ©m de produzir conteĂșdos como artigos, livros e podcasts dentro do ecossistema de desenvolvimento de software.
O foco dos curadores do APICON Ă© trazer experiĂȘncias prĂĄticas de mercado. Eles se depararam com muitas informaçÔes e conseguiram reunir profissionais que estĂŁo aplicando soluçÔes inovadoras na prĂĄtica, para proporcionar uma boa referĂȘncia para quem estĂĄ planejando implementar tambĂ©m. O objetivo Ă© criar um ambiente que contribui para a tiração de dĂșvidas e provocação de reflexĂ”es, insights e novas perspectivas para o mercado.
"O profissional de tecnologia precisa se conectar com os negĂłcios. NĂŁo adianta ser o melhor especialista em tecnologia e nĂŁo conseguir atender uma demanda do cliente." enfatizou Ramon.
O principal ponto de discussĂŁo Ă© o impacto da inteligĂȘncia artificial dentro das empresas e como Ă© possĂvel fazer essa implementação. Existem muitos investimentos direcionados para a inteligĂȘncia artificial, porĂ©m, isso traz muitos desafios internos de entendimento de negĂłcios, ou seja, a compreensĂŁo de quais problemas os profissionais terĂŁo que resolver e se aquele problema, na forma que Ă© imaginando, vai mesmo acontecer na prĂĄtica.
"Desenvolver novas abordagens Ă© uma habilidade importante para desenvolver softwares modernos e bem feitos. As empresas entenderam a importĂąncia de ser eficientes para evitar desperdicios e lay offs." complementou Ramon.
Quais sĂŁo as principais tendĂȘncias do mercado?
O avanço na automação: a primeira preocupação das empresas Ă© como automatizar processos de negĂłcios e rotina com a InteligĂȘncia Artificial.
A evolução dos modelos: muitas pessoas conhecem o modelo generativo, principalmente com a abordagem da OpenAI. Porém, muitos outros modelos estão evoluindo e desenvolvendo novas soluçÔes como o próprio Google e a Microsoft.
A AGI: Considerada um segundo nĂvel de inteligĂȘncia artificial, ela Ă© considerada uma grande revolução por ser muito prĂłxima do fator humano de pensar. Atualmente, nĂłs temos um modelo baseado em algoritmos e probabilidade.
Computação quùntica: Talvez seja a grande revolução computacional que vai transformar toda a discussão sobre nuvem e IA porque vai possibilitar a execução de processos muito mais råpidos.
Modernização e investimento de software: com foco na eficiĂȘncia com boas prĂĄticas, as empresas vĂŁo reduzir custos de cloud e manutenção.
VocĂȘ jĂĄ ouviu falar da AGI?
A busca pela InteligĂȘncia Artificial Geral (AGI) representa um dos mais desafiadores e promissores campos de pesquisa na ĂĄrea de IA. Ao contrĂĄrio das tecnologias de IA atuais, que operam dentro de parĂąmetros predeterminados e tarefas especĂficas, a AGI almeja criar sistemas com capacidades cognitivas semelhantes Ă s humanas, capazes de aprender e resolver uma ampla gama de problemas de forma autĂŽnoma.
No artigo a seguir te explicamos o que Ă© AGI e como ela se diferencia de outros tipos de inteligĂȘncia artificial; alguns dos impactos previstos a partir de sua implementação; quais empresas estĂŁo avançando em busca de alcançar essa tecnologia e os potenciais positivos e negativos que podemos prever para o uso da AGI atĂ© o momento.Â
Essa foi a Prensa Tech Especial de hoje. Nos vemos semana que vem com todo os insights que o APICON Premium irĂĄ proporcionar.