Quais as seleções com mais copas do mundo na história?
A Copa do Mundo no Qatar está chegando, inciando no dia 20 de novembro, e é o grande assunto do mundo do futebol nos últimos meses. Assim, uma dúvida sempre comum em momentos como esse, é saber quais são as seleções mais vitoriosas da história.
Será que existe uma hegemonia, ou os números mostram um equilíbrio no decorrer dos anos? É possível pensar em favoritos com base no histórico das equipes?
1. Brasil
Não dá para falar de futebol mundial sem falar do Brasil, já que, atualmente, é a seleção com mais títulos de Copa do Mundo da história. Ao todo, o país esteve no topo do pódio em cinco edições.
O primeiro pódio, em 1958, foi protagonizado por ser a apresentação de Pelé para o mundo, sendo a primeira Copa de quem viria a ser o rei do futebol por muitos anos. Naquele momento, a equipe era tão superior que, quatro anos depois, em 1962, o Brasil voltou a ser campeão.
Depois de dois anos sem título, novamente a seleção brasileira se consagrava campeã em 1970, sendo a primeira seleção tricampeã. Entretanto, o Brasil não conseguiu manter sua boa sequência por muito tempo, e só voltou a ganhar em 1994.
Assim, o último título conquistado foi o de 2002, na histórica Copa do Mundo do Japão.
2. Alemanha e Itália
Em segundo lugar, temos empatadas duas potências do futebol, cada uma em seu momento específico na história. Nesse caso, ambas as seleções possuem quatro troféus até hoje.
A Itália era uma das maiores seleções no início de tudo, e acabou perdendo força nos últimos anos. Mesmo assim, o feito foi tão grande que, até hoje, ainda ostenta o segundo lugar do ranking.
Quanto às edições, se consagrou campeã em 1934. 1938. 1982 e 2006. Junto à Itália, temos a Alemanha, tão conhecida pelos torcedores brasileiros.
Os alemães levaram a taça em 1954, 1974, 1990 e em 2014, no Brasil. É claro que, dentre todos os títulos, o mais emblemático foi o último, ao promover a maior goleada da história em cima da seleção brasileira, em pleno Maracanã.
3. França, Argentina e Uruguai
França, Argentina e Uruguai estão na lista com dois títulos cada uma e, normalmente, isso é uma grande surpresa para quem acompanha o futebol mais a fundo. Afinal, são três seleções que quase sempre estão nas listas de favoritas para o título.
A Argentina, liderada por Lionel Messi nas últimas copas, passa em branco desde 1986, quando ganhou seu último mundial. O primeiro, por sua vez, foi em 1978.
Já o Uruguai, que possui um time estrelado e muito conhecido pelos brasileiros, levantou a taça em 1930 e 1950. Inclusive, se tornou uma marca para a história do futebol, ao ganhar a primeira copa do mundo da história.
A seleção francesa, atual campeã do mundo, se livrou de uma seca de 20 anos sem títulos de copa. Primeiramente, ganharam em 1988, e se consagraram campeões novamente em 2018, na copa da Rússia.
Na época, não teve quem ousasse questionar o resultado, já que a seleção da França demonstrou seu favoritismo desde a fase de grupos e fechou a Copa com uma campanha impecável.
4. Espanha e Inglaterra
Fechando o ciclo, Espanha e Inglaterra possuem um título de copa do mundo cada uma. A Espanha, inclusive, é sempre um caso a parte, já que possui um dos melhores elencos do mundo, mas só conseguiu se consagrar campeã uma vez, em 2010, na copa da África.
A Inglaterra, por sua vez, ganhou em 1966, e já amargura décadas sem conseguir voltar a vencer uma copa. Dessa forma, não é cotada como favorita, mas segue como perigo para as demais seleções.
Este artigo foi escrito por Lucas Dadalt e publicado originalmente em Prensa.li.