Qual a medida correta para se amar alguém?
Qual é a medida correta para se amar alguém?
Qual a medida cabível que a pessoa pode aceitar? O quanto cada pessoa pode aguentar?
Amor demais é bom? Claro que é, não é mesmo? Já que o amor é uma coisa boa, amor demais é muito bom! Nem sempre é assim. Às vezes o amor tem que ser dado de gota em gota. Às vezes amor demais espanta a pessoa amada, por incrível que pareça. Às vezes amor de menos é o mais aceitável.
Como a própria Clarice Lispector escreveu: ''(...) farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz... '' (Minhas Queridas. Editora Rocco. 2007.)
Mas cada qual com a sua medida aceitável. Há gente que tem uma sede de amor desesperada, e quanto mais bebe mais sente sede e quer mais para saciar a sua sede. Já tem outros que um pouquinho só, em uma gota diária já é o suficiente. Num gota a gota, como um remédio fisioterápico administrado lentamente para fazer o efeito no organismo.
Mas amor é perigoso, essa matéria, essa coisa maleável que escorre por nossas mãos e mal conseguimos usar ela. É a língua que mal sabemos falar corretamente, somente balbuciar. Mas somos teimosos e, assim mesmo, a gente continua a brincar com essa coisa, mesmo assim continuamos a falar como se fôssemos nativos legais dessa língua estranha.
Mesmo muito perigoso, no patamar diabólico, como afirma C.S.LEWIS em seu livro Os quatro amores, '' O amor torna-se um demônio no momento em que se torna um deus.''
Precisamos ter muito cuidado para algo tão celestial não se transformar em nossas mãos humanas e corruptas em algo que beira ao inferno. Pois quando o amor se afasta de Deus ele se corrompe, igual à gente, e se transforma numa fisionomia demoníaca. Pois tudo o que não está na presença de Deus é transformado em algo parecido com o inferno.
Somos estranhos! Qual a medida correta para se amar alguém?
Iremos ter a coragem de ir vivendo para aprender? Ou vivendo para desaprender? Não podemos nos apoiar somente no amor que sacia a nossa fome e assim amar o outro dessa forma. Se o nosso amor está caído, devemos ter o cuidado de amar.
Amando e sofrendo e sabendo quais as medidas correta.
Qual é a medida correta? Aquela que não enjoa, aquela que sacia agradavelmente, que mata a sede e que pelo dia já está satisfeito.
Não precisa de uma dose maior, aguarda a dose do dia seguinte. Sossegado em sua canto.
Qual é a medida correta? Teremos que ir amando, pisando em ovos e observando se, nesse campo minado, com cuidado, não explodimos. Mas, se explodimos, pelo menos amor irá se espalhar por todos os lados. De uma forma ou de outra isso será lindo de ver!
Kaique Britto
Este artigo foi escrito por Kaique Britto e publicado originalmente em Prensa.li.