Quatro princípios da economia aplicados de modo sintético sob o modelo econômico norte-americano gestão 2.0
Os princípios da economia baseiam-se em 10 mandamentos, cujo os quatro primeiros são considerados como os mais relevantes, os principais, são eles:
1 — As Pessoas Enfrentam Tradeoffs; 2 — O Custo de Algo é o que faz desistir para obtê-lo; 3 — Pessoas racionais pensam na margem; 4 — Pessoas reagem a incentivos.
Na categoria do princípio de Tradeoffs: a teoria designa o termo à atitude e capacidade de escolha quando há de modo compulsório, a obrigação de determinar entre usufruir de Y ou X para chegar ao objetivo XY, pois, usufruir de X e Y ao mesmo tempo impossibilita o alcance do objetivo XY. Deste modo, o princípio traz a ideia de que a pessoa precisa decidir entre duas variáveis e abrir mão de uma delas para poder alcançar o objetivo final.
• Exemplo: está em pauta, nos Estados Unidos, uma reforma econômica denominada de Globalização 2.0, em que o objetivo é implementar reformas para ajudar o livre mercado e a ordem multilateral a se adaptarem às necessidades do século XXI.
A implementação desse cenário terá seus prós (X) e contras (Y). Nessa situação, ao aplicar o modelo econômico de gestão 2.0, os Estados Unidos passam ter a possibilidade de aquecer a economia em curto prazo, contudo, ao mesmo tempo que irão alavancar a sua economia, irão alimentar a economia de seu principal concorrente, a economia dos chineses. Deste modo, é necessário decidir se a proposta global 2.0 é realmente vantajosa para a economia norte-americana.
O princípio, custo de algo é o que faz desistir para obtê-lo: a teoria descreve que esse princípio é um pressuposto para a decisão entre x e y, pois é o momento em que é feito uma breve análise do custo de oportunidade, em que as principais variáveis que convém são sobre o benefício financeiro da sua escolha e, benefício da escolha financeira ótima para tal situação.
• Exemplo: com base na implementação da estratégia de mercado denominada de Global 2.0, um fator de custo que pode influenciar na decisão da variável final trata-se da existência de alto investimento em reciclagem de resíduos.
O princípio, pessoas racionais pensam na margem: trata-se da hora da verdade, é quando a pessoa realiza e compara o custo, versus, o retorno que xy de fato oferecem e, qual é a importância que cada um carrega ao ponto de xy virar uma moda.
• Exemplo: o mercado externo tornar-se tão vantajoso para o continente norte-americano que sua imagem teria grande representatividade internacional, o seu mercado será tão competitivo, que além de aquecer a economia dos chineses, teriam os próprios chineses como cliente frequente.
O princípio, pessoas reagem a incentivos: descreve a teoria de que a necessidade de quantificar e qualificar a decisão final da escolha de variável xy, na perspectiva da qual a escolha final poderá causar impactos positivos ou negativos no indivíduo ou na forma como a sociedade irá se comportar com tal estruturação, tendo em vista as diversas influências mercadológicas que podem criar novos cenários na forma como as pessoas irão consumir.
• Por exemplo: a nova estruturação denominada gestão 2.0, irá mudar em nível mundial a forma como as pessoas consomem, tendo em vista que nasceriam acordos entre China e Estados Unidos que possibilitará a troca de tecnologias que irá beneficiar a maioria dos países existentes atualmente.
O presente texto teve a finalidade de demonstrar por meio da revisão bibliografia, através do método qualitativo, os quatro princípios da economia aplicada sob uma realidade econômica. A principal amostra para análise é denominada de Gestão 2.0, uma teoria para o crescimento econômico dos Estados Unidos. De todos os princípios, o primeiro é o mais relevante e, terá influência das demais variáveis, ou seja, formam um conjunto e são inerentes, pois os três últimos princípios irão influenciar no Tradeoffs.
Outro ponto de vista, trata-se da importância da análise com base nos princípios, pois estes revelam os possíveis impactos benéfico e maléfico que as decisões podem ter dentro de quatro perspectivas que resultam na concepção de que deve-se pensar e planejar antes agir.
REFERÊNCIAS
U.S. Strategy and Economic Statecraft: Understanding the Tradeoffs. CHRISTOPHER S. CHIVVIS, ETHAN KAPSTEIN APRIL 28, 2022. PAPER. Disponível em: https://carnegieendowment.org/2022/04/28/u.s.-strategy-and-economic-statecraft-understanding-tradeoffs-pub-86995.
Os 10 Princípios da Economia. Disponível em: https://medium.com/@dangalveas/os-10-princ%C3%ADpios-da-economia-revisados-e-comentados-179c252ab33
Este artigo foi escrito por Michael Vinícius Marques e publicado originalmente em Prensa.li.