Que todas fiquemos bem
Ouvi uma música da cantora Alanis Morissette, chamada "That I Would Be Good" (Que eu fique bem), que além de me trazer lembranças, provocou reflexões sobre mim mesma e sobre a vida.
São uma letra e melodia belíssimos, e com a interpretação sensível dela, emociona. Mas embora eu vá falar sobre isso nesse post, não é o foco.
Então, vamos ao que interessa! E para que você entenda do que vou falar, vamos ao contexto…
Muitas vezes, nos vemos diante de situações, problemas mesmo, que mexem com a nossa mente e o nosso emocional a tal ponto, que nos leva a entrar numa inércia que parece não ter fim.
Quando se convive com questões de saúde mental, como é o meu caso, isto fica ainda mais intenso. Foi exatamente isso que aconteceu: estou passando por sérios problemas pessoais, e chegou um momento que o peso deles ficou tão grande, que fez com que eu parasse tudo que estava fazendo para alcançar meu maior objetivo de vida.
E escutar essa música foi como me trazer de volta à realidade, pelos estalos e reflexões gerados.
As reflexões? Vamos a elas!
SOBRE A VIDA
Sempre teremos problemas, circunstâncias na nossa vida, e é maravilhoso que assim seja, pois só assim crescemos de forma plena enquanto pessoas.
Ao mesmo tempo, temos sonhos, objetivos. E precisamos seguir em frente em busca deles, sejam quais forem as circunstâncias.
Não estou dizendo que devamos passar por cima dos desafios, como se eles não existissem, pelo contrário. Saber e reconhecer que eles existem, é o primeiro passo para aprender, solucioná-los, e superá-los.
Sofrer? É inevitável e até necessário, uma vez que sentir dor e tristeza faz parte do processo de fortalecimento. O que não podemos é mergulhar tão fundo no sofrimento, a ponto de parar com toda a nossa jornada rumo ao que desejamos - e merecemos - conquistar.
E é nesse ponto do post que falaremos…
SOBRE O EMOCIONAL
Se não devemos ignorar os problemas, e viver os sentimentos que eles nos geram, como manter o estado emocional correto, para seguir em frente?, você com certeza deve estar se perguntando agora. Também me perguntei isso.
O primeiro passo, é saber qual é o tipo de estado emocional correto a manter, e nesse caso a resposta é simples: positivo e favorável.
Sabendo que precisamos sempre estar nesse estado emocional, o que fazer para mantê-lo? Identificar o que nos coloca nele, e usar como âncora tanto para ativar, quanto para não sair dele.
Tem receita mágica pra isso? Não, o que existe é um trabalho diário e constante de autoconhecimento, com estes passos:
Saber o que você ama fazer;
Identificar qual, dentre essas coisas, deixa você mais tranquila, feliz e motivada;
Investir tempo nisso, até que o estado emocional negativo seja substituído pelo positivo;
Repetir com constância, até que se torne uma programação na sua mente, algo que você faz automaticamente, como escovar os dentes por exemplo.
A música da Alanis virou em mim uma chave poderosa, sobre algo no qual já venho trabalhando há algum tempo, contando com a ajuda de pessoas usadas por Deus para cuidar de mim.
Que todas fiquemos bem, sempre e independente das circunstâncias! Porque elas vêm e vão, e nós… seguiremos firmes e fortalecidas!!!
Quer saber como executar os passos para um estado emocional favorável?
Comente e compartilhe o post!
Segue e Blog, e também meu Instagram: @southatavilella
Este artigo foi escrito por Thata Vilella e publicado originalmente em Prensa.li.