Ser um profissional com habilidades de técnicas pode ser uma das coisas mais simples do mundo. Entretanto, quando é proposto um crescimento de carreira dentro de alguma organização, e sua futura função é ser um líder, é preciso começar do zero e aprender tudo novamente para se tornar um líder técnico.
Para se tornar um bom líder técnico, é necessário evoluir suas hard skills e soft skills. As hard skills, são as habilidades que podem ser facilmente aprendidas (e ensinadas) por meio de cursos, treinamentos, workshops etc. De forma simples, podemos conceituá-las como as aptidões técnicas.
Soft skills trata-se de habilidades sociocomportamentais, ligadas diretamente às aptidões mentais de um candidato e à capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais.
Quando um técnico tem a possibilidade de assumir um cargo de liderança atrelado à suas atividades práticas, podemos chamar essa linha de desenvolvimento profissional como “carreira em Y”. Isso porque o especialista desenvolve duas funções diferentes que trabalham as duas formas de skills.
Em um cargo de liderança, as prioridades mudam, não é possível pensar somente nas suas atribuições técnicas. É necessário balancear e entender o que seu papel representa para seus liderados e ter consciência que você é uma inspiração.
Para se tornar um bom líder, é importante prestar atenção nos seguintes pontos:
Conheça as pessoas do seu time
Exercite sua Inteligência emocional
Crie o hábito de se perguntar: isso tem coerência com a vida que eu quero criar?
Reconheça os próprios erros e seja humilde
Seja flexível
Entenda suas responsabilidades
Esteja ciente que sua figura de líder é uma inspiração para os liderados
“Lidere treinando as pessoas lideradas. Você cria uma trilha de aprendizado para essas pessoas, e se elas vierem a crescer, você também é impulsionado”, diz Ana Eliza.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Ana Eliza Freitas e publicado originalmente em Prensa.li.