Quem eu sou ? Ou melhor, quem é Jesus?
(Imagem do blog Guia me)
“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado de amigos” [...] - João 15:15
Você possui um espelho em casa? No seu quarto, na sua sala de estar ou no banheiro? Independente da resposta, tenho certeza que há algum objeto em sua casa que lhe ajuda a se observar (até mesmo o celular).
Como sabemos, é notório para todos nós que o espelho reflete nossa imagem e tudo aquilo que está em seu campo de visão. É nele que nós observamos .
Contudo, ao se auto analisar no reflexo do espelho ou de outro utensílio, uma questão surge: quem nós somos?
De acordo com o estudo da Psicologia, é comum que em algum momento da trajetória da vida, seja colocado em pauta em nossa mente questionamentos sobre quem somos, é a chamada crise de identidade.
Segundo o psicanalista Erik Erikson, a busca pela identidade é a exploração intensa de diversas maneiras de enxergar a si mesmo, e essa busca ocorre principalmente na adolescência, fase onde o indivíduo começa a se integrar fortemente na sociedade.
Deste modo, é possível perceber que somos muito além do físico e do que o espelho consegue refletir para nós.
A Bíblia cristã descreve em Gênesis, livro inicial da Bíblia, que "somos feitos à imagem e semelhança do Criador".
Ora, se eu sou como Jesus, então quem Ele é? E se a hipótese de Erik estiver correta, qual é a maneira que o Criador me enxerga?
Quem é Jesus?
Os escritos sagrados narram a chegada de Jesus ao mundo no Novo Testamento, mas sua chegada já era prevista em algumas profecias antigas dos profetas, como aconteceu com Jeremias (Jr 23,5-6), Zacarías (Zacarías 11,13) e Isaías (Isaías 9:4).
A seguir, listarei alguns tópicos chave sobre a vida de Jesus:
Nascido em Belém e crescido na Galileia
Começou a ensinar sobre Deus para as outras pessoas aos 30 anos
Ele falava sobre amor, justiça, bondade e arrependimento.
Jesus era humano, e por isso, também sentia emoções humanas, como tristeza.
Jesus tinha 12 discípulos (aqueles que aprendiam com Jesus e suas palavras).
Durante sua passagem, Jesus foi questionado em algumas situações sobre quem Ele era e suas respostas foram as mais tocantes. O curioso, é que Jesus sempre soube quem ele era e qual era o seu propósito, porque Deus, o seu Pai e Criador, o via com olhos de amor inimaginável :
“Você é o meu filho amado e que me dá muita alegria.” - Marcos 1:11 ( Deus fala para Jesus)
Deste modo, se Deus enxerga a identidade de Jesus assim, logo, Ele também me verá e os verá da mesma maneira, pois também somos filhos dEle, e em cada detalhe da nossa vida Ele tenta se fazer presente frequentemente.
Portanto, volto à questão: quem eu sou?
Eu sou quem os olhos de Deus veem, e se Ele me observa com amor, então sou vista da melhor e mais linda maneira possível.
E vocês? Quem vocês são?
Beijos,
Sarah.
Este artigo foi escrito por Sarah Gomes e publicado originalmente em Prensa.li.