Quem manda em sua vida: você ou o dinheiro?
A maioria das pessoas trabalha pelo dinheiro. Infelizmente, isso é um ciclo vicioso e, muitas vezes, difícil de quebrar.
A verdade é que você trabalha para ter o dinheiro, mas ele nunca parece ser o suficiente. Você sempre precisa de mais dinheiro para cobrir as contas e fazer face às despesas.
É uma batalha constante e, muitas vezes, um tanto desgastante. Mas o que aconteceria se você mudasse sua perspectiva? Em vez de trabalhar para o dinheiro, o que aconteceria se o dinheiro trabalhasse para você?
Isso pode parecer um sonho, mas a verdade é que é perfeitamente possível. Tudo o que você precisa fazer é ter disciplina e uma boa estratégia para colocar seu plano em ação.
Como fazer o dinheiro trabalhar para você?
O segredo está em investir de forma inteligente e saber escolher os melhores ativos para o seu perfil. É preciso também ter disciplina para controlar as despesas e economizar parte do que ganha.
Uma das maneiras mais simples de fazer com que o dinheiro trabalhe para você é investindo em ações. Com esse ativo, você compra uma participação em uma empresa e se torna um sócio da mesma.
Sua recompensa pode vir tanto na forma de dividendos como na valorização do ativo. Dessa forma, com uma estratégia bem traçada, as ações podem gerar uma renda passiva para você ano após ano.
Outra opção é investir seu capital em títulos do governo. Essa é uma ótima maneira de diversificar sua carteira e reduzir o risco global de forma segura.
Além disso, esse tipo de ativo gera rendimentos anuais consistentes que, ao serem reinvestidos, permitem que seu patrimônio continue a crescer ao longo do tempo.
Na verdade, existe uma infinidade de formas de fazer o dinheiro trabalhar para você. No entanto, a maioria das pessoas ainda trabalha para ganhar dinheiro. É assim que muitos pensam e, consequentemente, é o que fazem. Mas essa mentalidade está distorcida.
As pessoas trabalham para ganhar dinheiro porque é o que lhes foi ensinado. Seu trabalho lhes dá um salário mensal, que é usado só para pagar as contas.
O problema com esse pensamento é que ele coloca o dinheiro no controle. Quando isso acontece, as pessoas se tornam escravas do trabalho. Ou seja, as pessoas passam a maior parte do seu tempo trabalhando em um emprego que não gostam apenas para manter as contas em dia.
Já quando você assume as rédeas da sua vida financeira e faz o dinheiro trabalhar para você, o jogo vira. Nesse caso, você não precisará mais viver para pagar contas e poderá, finalmente, se concentrar em coisas que realmente importam, como família, amigos e lazer.
Este artigo foi escrito por Regiane Medeiros e publicado originalmente em Prensa.li.