Quem são os Illuminati no universo Marvel?
Na verdade, os Illuminati são uma equipe secreta de heróis com a missão de proteger o universo de tomar decisões que ninguém mais quer ou pode tomar.
Vamos conhecer mais sobre esse misterioso grupo, quais os heróis que fazem parte dele e quem pode estar envolvido na versão cinematográfica da equipe.
A origem do super grupo de heróis
Nos quadrinhos, tudo começou entre os eventos de um grande conflito intergalático, conhecido como Guerra Kree-Skrull. Uma batalha entre as duas raças alienígenas mais poderosas do universo.
Tony Stark, o Homem de Ferro e membro fundador dos Vingadores, convocou uma reunião com um grupo estritamente seleto de heróis.
Além de Stark, tínhamos: Doutor Estranho, mestre das artes místicas. Professor X, fundador dos X-Men. Namor, o Príncipe Submarino. Raio Negro, rei dos inumanos. Pantera Negra, o governante de Wakanda. E por fim, o Senhor Fantástico, fundador do Quarteto Fantástico.
Tony os chamou porque cada um representava uma parte importante da população meta humana do planeta Terra.
Charles Xavier é mutante. Namor é rei de Atlântida. Stephen Strange é o Mago Supremo. Raio Negro é inumano. T’Challa é governante de uma das nações mais avançadas do planeta. E Reed Richards conhecia o multiverso melhor do que ninguém.
Para Stark, a guerra entre os Krees e Skrulls poderia ter sido evitada. A maioria dos integrantes que estavam no conflito tinham informações, que se combinadas, teriam combatido a ameaça antes mesmo de sua chegada.
O Homem de Ferro teve a ideia de que eles tomassem essas decisões em segredo, longe do conhecimento da comunidade heróica. Podendo assim, resolver diversos problemas antecipadamente.
No início, o grupo não gostou da ideia. Primeiro, porque ela veio de Tony Stark. Segundo, todos já estavam com problemas suficientes para resolver dentro de suas próprias equipes. Imagine então os problemas do universo inteiro.
No entanto, os heróis ponderaram melhor e levando em consideração as consequências da Guerra Kree-Skrull, eles acabaram cedendo. Assim, reunindo as maiores mentes do mundo para proteger o universo longe dos holofotes, foi criada a primeira formação do misterioso grupo super secreto da Marvel: os Illuminati.
Curiosamente, uma das grandes primeiras decisões do grupo foi de exilar Bruce Banner (Incrível Hulk) do planeta Terra, após Hulk ter perdido o controle e causado danos incontáveis vezes.
Seu exílio e a volta para casa à procura de vingança, deu início às sagas “Planeta Hulk” e “Hulk Contra o Mundo”. A primeira, e a mais famosa das sagas, foi também ligeiramente adaptada no filme “Thor: Ragnarok”.
Depois do estalar de dedos
Nos quadrinhos, após a destruição do universo nas mãos de Thanos, o Senhor Fantástico começou a reunir as joias do infinito. Ele conseguiu todas as seis, e com a manopla em mãos, tentou destruí-las. Infelizmente a tentativa não deu certo.
Reed Richards, então, entrega uma joia para cada membro dos Illuminati, para que as guardassem e as protegessem. Dessa maneira, elas nunca mais seriam reunidas e usadas.
Os integrantes da equipe
Tony Stark é o fundador da equipe, sendo o responsável por convocar os outros heróis e propor a formação dos Illuminati. Sendo assim, temos o Doutor Estranho, que serve como o principal consultor em assuntos arcanos para o time.
Reed Richards e o Quarteto Fantástico já viajaram por todo o multiverso, além do herói ser um dos homens mais inteligentes do mundo.
Aliás, o Senhor Fantástico chegou a criar um grupo chamado “O Conselho dos Reeds”, uma aliança formada por diferentes versões dele mesmo através do multiverso Marvel.
Charles Xavier, outra grande mente da equipe secreta. Ele é o telepata mais poderoso do mundo e o membro mais respeitado da comunidade mutante. Xavier serve como um apaziguador de ânimos do grupo, um talento necessário para manter todos esses heróis juntos e focados.
Namor, o Príncipe Submarino, é governante da cidade de Atlântida e um poderoso mutante. O Raio Negro é líder dos inumanos e um dos seres mais poderosos do planeta.
Já o Pantera Negra, líder de Wakanda, apesar de titubear em entrar para a equipe no início, acabou cedendo e juntando-se aos Illuminati. Além desses heróis, houve também outras participações breves dentro da equipe.
Nomes como Fera (X-Men), Steve Rogers (Capitão América), Medusa (Inumanos), Capitão Britânia, Dr. Hank Pym, Homem Formiga e até mesmo o Incrível Hulk, tiveram passagens rápidas pelos Illuminati.
Versão cinematográfica
A teoria que muitos fãs acreditam é na participação dos Illuminati no segundo filme de Doutor Estranho. O boato foi praticamente confirmado nos poucos minutos do trailer.
Nas imagens, vemos Stephen Strange prestes a ser julgado por um grupo bem misterioso. É revelado, então, a volta de Patrick Stewart como o professor Charles Xavier.
O retorno de Stewart teve um grande efeito sobre os fãs, deixando todos extremamente animados. No entanto, não sabemos exatamente qual é a versão de Xavier no filme, podendo ser uma versão variante do personagem.
Sabemos, porém, que Charles Xavier é uma figura muito importante dentro dos Illuminati e com sua participação confirmada, a pergunta agora é: Quais serão os outros integrantes do grupo no MCU?
Na cena em que Stephen está algemado à espera de seu julgamento, o herói fica diante de seis assentos. Levando em consideração que o professor Xavier ficaria em sua cadeira de rodas, então seriam sete membros, certo?
Por outro lado, há um antigo rumor circulando entre os internautas que o grupo é formado pelo Professor X, Capitã Peggy Carter, Balder, o Bravo (um asgardiano que nunca apareceu em nenhum filme do Thor), Monica Rambeau e finalmente o Mordo.
Entretanto, ainda faltaria pessoas para ocupar alguns desses assentos.
No trailer, podemos ver uma figura poderosa e brilhante, reforçando a possibilidade da participação de Monica Rambeau no filme. Contudo, há chances de ser apenas uma variante dela, ou até mesmo de sua mãe e amiga da Capitã Marvel, a Maria Rambeau.
Já Mordo, está quase confirmado como um dos integrantes do grupo. Nas imagens, aparentemente podemos vê-lo sentado diante de Strange.
Aliás, o Doutor Estranho é outro candidato a membro dos Illuminati no filme, ou melhor, uma das variantes do herói: o Defensor Stranger, que aparece algumas vezes durante a prévia do longa.
Há expectativas também de uma participação de Peggy, como Capitã Carter em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”. O que torna essa possibilidade mais forte é a aparição de seu escudo em um dos posters revelados recentemente.
Outro ponto que também deixou os fãs bem ansiosos, é a presença da Legião de Ferro no filme (aqueles robôs que escoltam o Doutor Estranho).
O aparecimento desses robôs pode indicar que o Homem de Ferro, ou alguma de suas variantes, esteja com os Illuminati. Há quem especule que seja o ator Tom Cruise no papel, que quase interpretou o herói nos cinemas.
Podemos perceber que o trailer deixou muitas pistas e pontas soltas para atiçar a curiosidade do público. E conhecendo a Marvel e sua mania de maquiar trailers, é bem possível que aquelas cadeiras estejam todas ocupadas.
Seus integrantes foram apenas removidos para não estragar a surpresa, assim como fizeram em “Homem Aranha - Sem Volta para Casa”.
Todos esses rumores e teorias serão confirmados (ou não) dia 5 de maio, quando “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” estrear nos cinemas.
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.