Quem sou eu
Meu nome é Tamyres Barreto, sou paulista, nascida na capital de São Paulo.
Atualmente, moro em Belo Horizonte.
Aos 11 anos de idade, tive a ideia de ser babá de uma criança de 6 anos. Lembro que voltava da aula, almoçava e ia para a casa dela. Ganhava R$50,00 (cinquenta reais) por mês. Depois de quatro meses, percebi que não estava gostando (a menininha era beeeeeem difícil rs).
Então, eu saí e decidi nunca mais voltar.
Por causa de experiências positivas e negativas na infância, eu desejava muito alcançar a minha independência financeira. Sempre tive isso como meta. Prestei atenção em todos os sinais do universo para chegar a esse objetivo.
Comecei a imaginar o que eu queria ser num futuro próximo e, escrevi no meu diário, formas de conquistar o quanto antes a minha independência (como um todo).
Aos 15 anos, estava doida para comprar uma calça jeans que tinha visto em uma loja, mas não tinha dinheiro. Ali, percebi que já estava na hora de arrumar um emprego. Não lembro bem como foi, mas me lembro, exatamente, do primeiro dia em que comecei.
Meu segundo emprego foi em uma loja que se chamava "Clean, roupas e acessórios clínicos". Estava ali, toda de branco, vendendo pela primeira vez e, definitivamente, me APAIXONEI por vendas. Depois de um mês, recebi meu salário e fui correndo comprar a tão desejada calça jeans. Senti em meu peito e alma a realização de querer algo, batalhar por aquilo e, por fim, alcançá-lo.
Depois desse sopro, eu nunca mais parei de trabalhar. Fui vendedora, subgerente e gerente de algumas lojas em Belo Horizonte.
Trabalhei em locais por vários períodos longos (um ano, três anos, seis anos) e, também, por pequenos períodos de apenas uma semana rs! Vida no comércio é assim.
Durante minha jornada no mundo dos lojistas, me especializei em vários cursos de vendas, gestão e comunicação no SEBRAE.
Meu caminho me trouxe bastante experiência no comércio.
Aos 25 anos, eu comecei a sentir uma leve inquietação e uma sensação de mudança. Eu precisava largar o curso de Bacharel em Direito, que já estudava há três anos, e dar um salto na vida. Eu já não aguentava mais os reflexos das minhas escolhas que estavam longe de serem satisfatórias. Precisava voltar à época dos 15 anos e relembrar o que a Tamyres aventureira e sonhadora escreveria no diário dela.
Eu sabia que precisava mudar e era urgente!
Em 2016, trabalhava em uma loja como vendedora, modelo fotográfica e fazia divulgações das roupas no Snapchat. Apaixonei-me pela área das divulgações na internet. Percebi que estava vendendo através dos vídeos no Snapchat e tive a verdadeira noção do potencial que possuía.
Certa vez, Simone, a maquiadora da loja, que acabara de abrir um salão próximo, fez-me uma pergunta da qual me lembro como se fosse hoje:
- Você quer ser minha modelo, cuidar do meu Instagram e divulgar o meu salão? Vamos crescer muito juntas!
PUFF! Meu mundo caiu! Comecei a chorar, pois, no exato momento, eu percebi que era isso o que eu queria fazer: empreender na área de marketing digital!
Pensei,
- Caraca, o que é empreender? Como empreender?
Que frio é esse na minha barriga? Como eu vou sobreviver? O que eu vou ser? O que é mídia digital? Insta o que? E o meu curso de direito? Uma explosão de ansiedade me dominou.
Por fim, respirei e a Tamyres criança veio em meus pensamentos e escreveu:
- BASTA, vou seguir meu coração!
Comecei a "engolir" textos, tutoriais, cursos no SEBRAE e, como num passe de mágica, eu transformei a minha vida.
Pedi demissão (contando com o seguro desemprego), cancelei minha matrícula no curso de Direito e botei no papel a primeira ideia que tive. Nele escrevi: "FILE MARKETING" e nos meus pensamentos, uma frase ecoava "Deus, eu vou, vem comigo!".
E olha só, isso tudo aconteceu em 2017, e faz quatro anos que venho escrevendo uma história linda com a File Marketing. É uma história tão inspiradora, não só pra mim, mas para quem me conhece também.
Cara leitora, eu tenho tanto orgulho de mim, que você não faz ideia da imensidão disso. Eu aprendi a apreciar minhas derrotas e conquistas. Posso te afirmar que cresci e venho crescendo tanto, nesses quatro anos.
Para alguns, pode parecer bem pouquinho, né?!
Mas parece "que faz 84 anos" (Glória Stuart Titanic rs)
Nesta jornada pude conquistar o objetivo de alcançar 100% da minha independência financeira.
Essa independência foi uma grande conquista, mas minha maior virtude foi manter a firmeza e felicidade, durante o caminho até aqui. Superar os desafios de cada dia, aprender com eles para, enfim, descobrir onde tudo isso me faria chegar.
Tenho em meus pensamentos tantas coisas bonitas pra te falar. Aposto que, pelo pouco que contei, de onde meus pés descalços já andaram, consegui despertar em você uma vontade de acreditar em seus sonhos.
Acreditei no meu potencial. Acredite no seu!
Em frente, Empreendedora!
Quer escrever na Prensa?
Junte-se a uma comunidade de Creators que estão melhorando a internet com artigos inteligentes, relevantes e humanos. Além disso, seu artigo pode fazer parte do Projeto de Monetização, e você pode ganhar dinheiro com ele!
Clique aqui para se cadastrar e venha com a gente!
Este artigo foi escrito por Tamyres Barreto e publicado originalmente em Prensa.li.