Quer escrever para a internet? Comece hoje!
A escrita para a internet é o futuro. Dominar técnicas de redação para blogs e redes sociais traz muitas possibilidades.
Porém, o caminho muitas vezes pode ser árduo, ocasionando desistências e sonhos não realizados.
Se você tem vontade de ser redator web, criador de conteúdo, viver da escrita, mas tem medos e inseguranças, continue a leitura deste artigo.
Neste post, não trago dicas de escrita e nem receitas de como iniciar na carreira.
Meu relato contém altos e baixos, mas uma busca inesgotável de conquistar meu objetivo de ser uma escritora.
Venha comigo e comece hoje a escrever para a internet.
O início
A minha busca pela carreira de redatora web surgiu no final de 2021. Eu estava grávida de 8 meses e preocupada com o futuro profissional. Eu já tinha ouvido falar dos redatores, mas pouco sabia sobre o ofício.
Até que em uma tarde de novembro, resolvi buscar conhecimento no Google. Encontrei vários conteúdos sobre como iniciar na carreira de redator freelancer, como viver da escrita, etc.
Li praticamente tudo sobre a escrita empreendedora. Porém, eu não sabia como começar.
Resolvi criar uma conta no Instagram ainda em 2021, mesmo sem saber o que eu estava fazendo. Produzi alguns posts e ao acompanhar o conteúdo de outros redatores, fui aprendendo e me familiarizando com a área.
Mas faltava a clareza. Era como se meus olhos estivessem blindados. As cortinas ainda estavam fechadas.
Quando as cortinas caíram
Então o ano de 2022 chegou. Minha filha nasceu. Dei uma pausa no sonho. Mergulhei nos cuidados maternos. Vivi o puerpério.
No entanto, eu não conseguia esquecer a escrita e todo o potencial de crescimento profissional e financeiro que ela poderia me proporcionar. Além da possibilidade de trabalhar em casa, perto da minha bebê.
Até que em meados de março de 2022, comecei a publicar de forma espontânea no LinkedIn. Não era algo planejado.
Afinal, eu nem sequer entendia o que era estratégia e como planejar conteúdo. Eu apenas necessitava escrever para destravar a minha escrita.
Havia muitas dúvidas e inseguranças que precisavam ser materializadas em palavras. Então comecei a escrever e publicar. Alcancei visualizações e comentários de profissionais da área, que me deram muitos conselhos, incentivos e dicas sobre como começar.
Tal fato me proporcionou motivação para seguir em frente nessa trajetória profissional.
A partir desse momento, as cortinas caíram, meus olhos se abriram. E toda aquela imensa dificuldade que eu tinha em relação à escrita para a internet ficou menor.
E então parei de escrever para o LinkedIn. Tanto por questões de cansaço mental e físico, como por falta de planejamento e motivação.
Afinal, não é fácil conciliar maternidade com outras atividades. Mas procurei maneiras de fazer isso acontecer.
Foquei em me inscrever em cursos para redatores iniciantes e tentar terminá-los.
Comecei a entender algumas práticas e regras de escrita, pude conhecer o tão famoso e necessário SEO.
Mas faltava colocar a mão na massa. Eu já estava cansada de só consumir conteúdo e nunca treinar de fato a escrita.
A hora de colocar a mão na massa
Eis que finalmente o momento chegou. Atualmente tenho tido a oportunidade de escrever pequenos artigos para blogs.
E nessa caminhada da escrita, tive o prazer de ter o meu artigo sobre finanças pessoais publicado aqui na Prensa. Fiquei muito feliz e surpresa.
Essa conquista trouxe uma motivação a mais para eu não desistir desse sonho.
Então, constatei a necessidade de voltar ao LinkedIn e começar a produzir conteúdo de forma planejada para outras plataformas, inclusive na Prensa.
Afinal, o redator escreve para os outros usando a estratégia. Obviamente, antes de produzir conteúdo para clientes, o profissional de redação deve saber criar conteúdos e vender o seu serviço de forma estratégica.
Só é visto quem é lembrado. E para ser referência você precisa mostrar o seu trabalho.
Ter esse entendimento não foi fácil. Todos os dias a minha caixa de ferramentas é alimentada. A cada dia aprendo algo novo.
Já estive tão longe…
Quando olho para trás, vejo que já estive tão longe. Hoje tenho a oportunidade de errar e aprender todos os dias. Tudo parece mais palpável.
Se eu não tivesse dado o pontapé inicial, mesmo com algumas inseguranças, eu não estaria nesse momento atual de aprendizagem e aperfeiçoamento.
Óbvio que há um grande percurso pela frente. Tenho muito a desvendar. Mas só o fato de perceber que eu comecei, mesmo com todas as dificuldades e loucuras da maternidade, me traz orgulho.
Por isso, se você tem algum projeto, inicie! Se o seu sonho é escrever para a internet, comece hoje. Vá com medo mesmo! Ninguém está pronto. Aprendemos durante a caminhada.
Se este conteúdo te ajudou, compartilhe para que outras pessoas possam começar a escrever para internet.
Este artigo foi escrito por Gabriela Pereira e publicado originalmente em Prensa.li.