Reflexões da Vida
A gênesis da vida surge em meio a choros e sorrisos. E esse registro existencial e democrático é profético, haja vista que do nascimento ao túmulo, somos acometidos de dores que nos levarão às lágrimas.
Todo ser humano passará pelas estações da vida. Quando estamos na primavera da vida, tudo é sorrisos e cânticos. A primavera da alma nos faz flanar no céu da alegria.
O verão é aquela estação calorosa que, aquece os corações. Quem nunca se apaixonou? Essa faze fervorosa, faz com que os rios caudalosos nos impulsionem às delícias do amor mútuo.
Ah! Nem tudo é somente risos, cânticos e borbulhas de amor. Na vida, não escaparemos da estação fria. Sim! O inverno da alma é inevitável. Quem nunca foi pego de surpresa com uma notícia alarmante ou trágica?
Essa estação não respeita posição social, status financeiro, etnia ou credo. Ela é democrática e sempre rompe fronteiras mundo afora com seu flagelo crudelíssimo.
O outono é da vida é a estação da reflexão. Quando as folhas murcham e caem ao chão. Quando o vento leva as folhas secas pelos ares no balé magistral da saudade.
O outono da alma são os momentos em que fenece algo em nossas vidas e em alguns casos cremos cabalmente que chegou o fim de algo.
O outono da alma é saudade que estrangula, é aperto no coração, é fenda na alma. Respiramos fundo e sigamos em frente. Isso mesmo, o outono é a estação do amadurecimento. Rebobinamos a fita do passado e acionamos o “play” para continuarmos.
Enfim, entre dores e lágrimas, entre risos e lamúrias, assim avançamos nesta vida, passando por cada estação circunstancial. A vida é uma odisseia terrestre e seja qual for a estação da vida que estejamos passando ou iremos passar, devemos abraçar a cada dia que nos foi concedido, pois a vida é um presente.
Portanto, não vamos desperdiçar nossas estações da vida, com a inércia ou com falta de prazer em viver. Todas as estações da vida, possuem suas didáticas, aprendamos portanto, aprender a viver.
Este artigo foi escrito por Marcio Greique Macedo e publicado originalmente em Prensa.li.