Renda Passiva: como ganhar dinheiro todos os meses sem precisar trabalhar
Eu não conheço você, mas acho que irá concordar comigo que o melhor dia do mês é quando o salário cai na conta, certo?
E se eu te disser que existe uma maneira ainda melhor de ganhar dinheiro?
Sim, você pode receber um extra todo mês sem precisar trabalhar, de forma totalmente passiva.
Ainda que seu trabalho diário seja a fonte de renda mais importante, ter outras opções de renda pode ajudá-lo a acelerar o caminho para a sua independência financeira.
A renda de um imóvel alugado ou o investimento no mercado de ações são apenas alguns exemplos de oportunidades de renda passiva.
Nesse contexto, você pode ver o dinheiro pingar todo mês na sua conta sem que precise fazer qualquer esforço físico ou intelectual.
Como gerar renda passiva?
Hoje em dia, você encontra facilmente uma série de oportunidades para ganhar algum dinheiro extra sem precisar trabalhar mais para isso.
Vale destacar que não é necessário ser nenhum especialista no assunto para capitalizar mais recursos.
No entanto, para aumentar seus rendimentos você precisa ter uma certa reserva em dinheiro para começar a gerar renda passiva.
Sim, você precisa de dinheiro para gerar mais dinheiro.
Entre as possibilidades de fazer um extra sem precisar trabalhar, apresentamos abaixo três ideias que você pode usar em qualquer fase da sua vida:
1. Dividendos de ações: Ações que pagam dividendos permitem que você ganhe rendimento regularmente, e não só com a valorização do ativo. O valor do rendimento e a regularidade com a qual ele é pago varia entre as empresas.
Nesse sentido, algumas companhias pagam dividendos mensais, outras pagam de forma trimestral/semestral e há ainda aquelas que nem pagam.
Sendo assim, estude bem o mercado antes de começar a investir se você tiver por estratégia gerar renda passiva com ações.
2. Proventos de Fundos Imobiliários (FIIs): Se você tem interesse em investimento imobiliário, mas não tem sua própria propriedade para alugar — ou talvez você simplesmente não queira ser proprietário — um Fundo de Investimento Imobiliário pode ser a melhor alternativa para obter renda passiva.
Neste caso, diferente das ações, o rendimento costuma ser pago todos os meses, como se fosse um aluguel.
3. Juros de aplicações financeiras: Com a taxa Selic nas alturas, investir na renda fixa voltou a ser uma opção muito atraente.
Para se ter uma ideia, em maio de 2022, o Tesouro Selic pagava uma rentabilidade de 12,75% ao ano. Isso significa um rendimento mensal bruto superior a 1% ao mês.
Outra opção interessante da renda fixa são os certificados de depósitos bancários (CDB) que podem render taxas de juros mais altas do que o Tesouro Selic, mas, neste caso, você precisa esperar o vencimento para resgatar o dinheiro (geralmente um ano ou mais). O que pode não ser uma boa ideia se você desejar uma renda extra mensal.
Seja qual for sua escolha, tenha claro que renda passiva é uma estratégia para o longo prazo.
Considere também que há risco como em qualquer investimento, especialmente quando você está investindo no mercado de ações.
Além disso, renda passiva quase nunca é 100% passiva, e requer monitoramento e manutenção ao longo do tempo.
Mas, ainda assim, criar um fluxo de renda recorrente pode ajudar você a amortecer os contratempos financeiros do dia a dia e acelerar sua independência financeira.
Este artigo foi escrito por Regiane Medeiros e publicado originalmente em Prensa.li.