Resenha do livro Um Homem de Sorte
(The Lucky One)
Nicholas Sparks, 2008
Romance
349 páginas
Amazon I Sebo Espelho Literário
Foto: @espelholiterario
“Descubra do que é capaz a força avassaladora do destino.”
O livro Um Homem de Sorte foi um dos primeiros que eu devorei sem nem ver o tempo passar... E hoje eu decidi escrever a resenha dessa história que eu gosto tanto! Ele está disponível no sebo (link acima) neste exemplar original da Editora Novo Conceito.
Admito que romances não me atraem tanto mais, mas no começo da minha vida de leitora, eu gostava muito do gênero, principalmente do autor Nicholas Sparks. Apesar de ele ser um escritor conhecido por repetir uma “fórmula” ao escrever seus livros, sei que ele tem muitos fãs e seus livros são sempre adaptados para o cinema.
Nesse livro, a fórmula que eu falei aparece com uma cara um pouco diferente. Vamos conhecer o Logan Thibault, fuzileiro que, durante uma missão no Iraque, encontra uma fotografia de uma mulher muito bonita, mas misteriosa. Ele tenta achar o dono da foto, mas não consegue. Então, guarda-a no bolso.
Depois disso, passa por uma maré de sorte, sobrevivendo a todos os conflitos que enfrenta e sempre ganhando no pôquer. Acreditando que tem uma dívida com a mulher da foto, decide ir atrás dela.
Só que Logan é uma pessoa um tanto peculiar e em vez de pegar um avião para cruzar o país, ele vai caminhando com seu cachorro Zeus. Do Colorado a Hampton, ou seja, uns 30 km andando. E no livro, ele não tem acesso a barbearia nem tesouras e fica com cabelão e barba longos, uma aparência um tanto diferente do que as pessoas estavam acostumadas na cidade.
Chegando ao seu destino, ele conhece Elizabeth, a mulher da fotografia. Ela tem um filho de 10 anos e é divorciada do policial da cidade, Clayton, um típico homem machista, com um comportamento possessivo em relação à ex-mulher e não é tão apegado com o filho. As cenas que mais me marcaram têm a presença dele (sendo um ser humano insuportável). E claro que, para criar conflito na história, Thibault não comenta sobre a história da foto para ela.
Embora possa parecer apenas um livro clichê, ele aborda tanto o romance entre os personagens quanto os traumas do passado de cada um. Por isso, ele intercala cenas mais melosas com cenas tensas e pesadas, de assuntos que discutimos até hoje.
Além disso, temos temas como luto e diferentes formas de enxergar a realidade. O Logan é um personagem mais sonhador enquanto a Beth é mais pé no chão e essa diferença de pontos de vista vai ser um empecilho para os dois. Este é um livro que vai aquecer seu coração e, com certeza, você vai ficar lembrando dele por anos após a leitura (como acontece comigo).
Se você reconheceu essa história, já deve ter visto a adaptação com o Zac Efron (sim, o que fez High School Musical) e a Taylor Schilling (a Piper de Orange is The New Black). Mas como quase sempre, o livro é mais completo que o filme e eu recomendo a leitura até para quem já assistiu o longa.
Se você gosta de romance, não pode perder a chance de conhecer esse livro e mais obras do autor! Nicholas Sparks também é autor de A Última Música, Querido John, Diário de Uma Paixão, Um Amor Para Recordar, Um Porto Seguro, O Melhor de Mim e outros, publicados no Brasil pela Editora Arqueiro. Um Homem de Sorte está disponível para compra na Amazon e também no Sebo.
Imagem de capa - Romance do Nicholas Sparks faz você acreditar no amor e no destino. Imagens: @espelholiterario
Este artigo foi escrito por Ana Luisa Figueira e publicado originalmente em Prensa.li.