Resenha Literária: Daisy Jones & The Six
Foto de Daisy Jones & The Six tirada por Nathalya Dourado.
Quem é que não amaria acompanhar todos os segredos da sua banda favorita? Daisy Jones & The Six, da autora Taylor Jenkins Reid (Editora Paralela), narra a trajetória dessa banda fictícia entre os anos 1960 e 1970, desde sua ascensão à sua misteriosa e inesperada ruptura. Parece mais do mesmo, mas o diferencial está na maneira como a história é contada.
A história é contada através de um compilado de depoimentos dos personagens. Como isso? Eles estão sendo entrevistados muitos anos após o fim da banda. Talvez essa característica tenha feito com que a leitura tenha sido extremamente fluida e confesso que foi muito interessante fugir dos padrões narrativos. Com esse formato, também foi possível observar e comparar os discursos de cada personagem, os conflitos existentes e as lembranças que se modificam através do tempo e da memória de cada um deles. Legal, não?
“Eu nunca faria isso, mas… o mais assustador era que a única coisa que separava um momento de tranquilidade da maior tragédia da minha vida era uma simples escolha de não fazer aquilo.”
No começo, o leitor é levado a crer que será uma leitura sem muita profundidade, mas Taylor Jenkins nos envolve e quando notamos, estamos profundamente inseridos na narrativa. Criamos um carinho pelos personagens da banda, com suas histórias tão reais, cheias de alegrias e tristezas. As figuras femininas roubam bastante a cena ao tocar em temas como maternidade, empoderamento, liberdade de escolha, sororidade. Temas que estão tão presentes em nossos dias atuais.
Os conflitos foram muito bem trabalhados, as angústias, medos, dúvidas estavam lá, palpável, cru, real. E a autora conseguiu trazer todas essas diferenças e reviravoltas de maneira muito natural, sem que o leitor perceba que está chegando em um daqueles momentos cruciais para a história. Há vários momentos e revelações que nos deixam divididos, nos levando ao questionamento de como seria estar naquela situação. Conseguimos entender cada personagem e cada uma de suas nuances.
“É por isso que eu sempre amei fazer música. Não pelo som, pela fama e pela diversão, e sim pelas palavras que a gente pode deixar fluir enquanto canta – as emoções, as histórias, as verdades.”
Taylor Jenkins Reid criou uma história sincera e intensa sobre pessoas reais e problemas reais. Outro ponto forte da leitura foi o processo de construção do álbum da banda, foi algo incrível de se ler e eu fiquei imensamente feliz em saber que Daisy Jones & The Six vai virar MINISSÉRIE, isso mesmo!
Está sendo adaptada pela Amazon Prime e conta com Reese Witherspoon como uma das produtoras executivas. Riley Keough e Sam Clafflin integram o elenco. Agora teremos uma adaptação e também vamos poder ouvir todas as músicas — cujas letras, felizmente, a autora disponibiliza ao final do romance.
Capa do livro.
Ficha Técnica:
Título: Daisy Jones & The Six
Autora: Taylor Jenkins Reid
Editora: Paralela
Ano: 2019
Páginas: 360
Este artigo foi escrito por Nathalya Dourado e publicado originalmente em Prensa.li.