Resumo do primeiro dia do FEBRABAN TECH 2024
Confira os destaques da cobertura da Prensa no primeiro dia do maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro!
Hoje iniciamos a nossa cobertura do FEBRABAN TECH 2024, o principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina!
Além de receber o resumo ao final de cada dia, você também pode acompanhar a cobertura ao vivo através do canal de transmissão da Prensa.
O tema deste ano é A jornada responsável na nova Economia da IA e, a partir de agora, você recebe os principais insights das 12 trilhas temáticas que permeiam as palestras e discussões dos especialistas do setor. Confira os destaques de hoje:
Abertura: Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, abriu o evento destacando o potencial transformador do uso de tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial, no setor financeiro — e enfatizou a importância de lidar com os desafios de implementação de maneira ética e responsável, afirmando que as instituições financeiras devem ter a proteção de dados de clientes e transações como prioridade.
Para Sidney, a inovação intersetorial é uma forma transformadora de moldar o futuro da economia, criando um ecossistema que beneficia a todos e cria grandes oportunidades.
Presidentes dos bancos destacam avanço da IA e as práticas ESG como benefícios para a sociedade e os negócios
No painel de abertura do FEBRABAN TECH 2024, realizado no dia 25 de junho, as lideranças do Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander e BTG Pactual participaram de um amplo debate sobre como os bancos estão avaliando os recursos da inteligência artificial e as expectativas das instituições com o avanço dessa tecnologia. Os executivos discutiram os compromissos contínuos com as práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) e as ações que não apenas beneficiam o meio ambiente e a sociedade, mas também impulsionam a resiliência e a competitividade econômica.
O painel foi moderado pelo diretor de Comunicação, Marketing e Mídias Sociais da Febraban, João Borges. Entre os participantes, estiveram presentes Isaac Sidney (Presidente da Febraban), Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco), Tarciana Medeiros (Banco do Brasil), Carlos Vieira (Caixa), Mario Leão (Santander) e Marcelo Noronha (Bradesco).
Desafios e oportunidades da parceria entre bancos e fintechs
Os especialistas Duda Davidovic, Head de Inovação e Design no Cartão Elo, e Willer Marcondes, Partner na Strategy&, empresa filiada à PwC, abordaram como a colaboração entre bancos e fintechs está impulsionando o setor financeiro, resultando em inovações tecnológicas, maior eficiência operacional e, acima de tudo, na promoção da inclusão financeira.
A sessão explorou os benefícios desta parceria, como o aproveitamento dos segmentos de clientes, a criação de soluções personalizadas e a melhoria da experiência financeira. Além disso, foram discutidos os desafios e oportunidades que surgem nesta colaboração, destacando a importância da regulamentação adequada e da construção de relacionamentos sólidos entre as partes envolvidas.
"Estamos à beira de uma nova era de pagamentos dentro de uma nova economia: a economia tokenizada. A mentalidade e o senso de insurgência das lideranças nas fintechs possibilitam boas soluções e experiências o mais rápido possível", ressaltou Duda.
Colaboração entre fintechs e bancos inova no mercado de pagamentos
A colaboração entre fintechs e bancos é um catalisador poderoso que impulsiona a acessibilidade e a inclusão no universo dos pagamentos, principalmente com o cenário dinâmico de consumo que vivemos atualmente.
Neste contexto, a solução ‘Tap to Pay’ desenvolvida por meio da parceria entre o Nubank e a Zoop, trouxe experiências significativas de compra e venda, beneficiando tanto os clientes do banco quanto ambas as empresas. Rafael Panelli, VP of Products na Zoop, detalhou como essa parceria tem transformado e inovado o mercado de pagamentos, promovendo maior conveniência e eficiência para os usuários.
Pix, o novo trilho universal
Entre as diversas inovações do ecossistema de pagamentos, o Pix é o que teve maior impacto tanto nos hábitos e comportamentos do público consumidor quanto na dinâmica de empresas — além de trazer diversas alternativas para o mercado.
Este painel reuniu os desafios e oportunidades da convergência dos meios de pagamento e como um único meio, o Pix, vem mudando os hábitos das pessoas e empresas, além de trazer diversas alternativas para o mercado. A discussão abordou como o Pix tem transformado o cenário de pagamentos, oferecendo soluções mais rápidas e eficientes.
Os participantes Carlos Alves, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Negócios na Cielo, Mauricio Santos, Claro Pay General Manager & Financial Services Executive Director na Claro Brasil, Ricardo Chisman, Partner e Presidente na Matera, exploraram as implicações dessa mudança, destacando as novas possibilidades que surgem com a popularidade do Pix.
A conversa foi moderada pelo repórter André Jankavski, do Brazil Journal.
O surgimento das "Finanças Assistidas": a inteligência artificial transformando a experiência financeira
A aplicação e utilização de Inteligência Artificial amplia as experiências e possibilidades do mundo financeiro. Nesta palestra, Soraya Lima Thorsjö, Sales Executive na Microsoft, abordou a nova fronteira das finanças, apresentando insights sobre o futuro e destacando o potencial de mesclar a "realidade assistida" com a realidade aumentada.
Essa integração promete transformar ainda mais a forma como interagimos com as soluções bancárias e como aprendemos sobre elas, proporcionando maior conexão entre o mundo digital e físico. A especialista mostrou como essas tecnologias emergentes podem revolucionar a experiência financeira tanto para consumidores quanto para empresas.
Maturidade do Open Finance: ecossistema financeiro invisível, aberto e conectado transforma o atendimento
A consolidação do Open Finance no Brasil representa um marco significativo na evolução do setor financeiro, impulsionando inovação e competitividade. Este painel explorou como o ecossistema invisível de serviços financeiros, virtualmente em todo lugar, está se integrando de forma hiperpersonalizada com tecnologias como banking as a service, embedded banking e marketplaces.
Os participantes foram Fellipe Marques, IT Partner na BTG Pactual, Paulo Felipe Barbosa Morais, Gerente de Relações e Inovações Regulatórias no Itaú Unibanco, Marco Cester, Business Development Director na Topaz, e Matheus Rauber, Senior Advisor no Banco Central do Brasil, e Carolina Sansão, Director of Innovation, Technology and Cybersecurity da Febraban. Durante a discussão, foram destacadas as novas oportunidades abertas em mercados verticais e como as tecnologias estão mudando a dinâmica bancária. O papel dos superapps neste contexto emergente também foi abordado, enfatizando sua influência na jornada de dar sentido aos dados recebidos e materializar ofertas de serviços e produtos cada vez mais diferenciados para os clientes.
Encerrando o painel, Matheus Rauber trouxe spoilers com relação aos próximos passos do Banco Central do Brasil:
"Fiquem atentos, porque semana que vem serão comunicadas alterações normativas com relação à estrutura de governança do Open Finance no Brasil".
As conquistas e próximos passos do Open Finance brasileiro
O painel fez um balanço do Open Finance até o momento e identificou os ajustes necessários e possíveis "pontos de virada" para que esta infraestrutura possa avançar e expandir ainda mais no país. Durante a discussão, foram explorados os desafios enfrentados até agora, bem como as oportunidades emergentes para otimizar e fortalecer essa plataforma.
O painel também destacou a importância de ajustes regulatórios e estratégicos para impulsionar ainda mais a adoção e o uso do Open Finance, além de discutir como as empresas e instituições financeiras estão se preparando para os próximos passos dessa evolução tecnológica.
A conversa reuniu os especialistas Adriana Glück Camargo, da WLF, Fabiane Vieira, Conformance PM na Open Finance Brasil, Joice Almeida, SR. Head - Open Finance, Open Insurance e Data Acquisition no Santander Brasil, Tiago Aguiar, Superintendente Executivo de Produtos, Novos Negócios e Marketing na TecBan, e Bruno Diniz, Managing Partner na Spiralem Innovation Consulting,
A evolução dos pagamentos instantâneos na economia digital global
Nos últimos anos, a modernização dos meios de pagamento e investimentos tem redefinido a experiência financeira globalmente. Diferentes países têm adotado soluções inovadoras para facilitar transações e investimentos. No Brasil, o Pix revolucionou as transferências instantâneas, refletindo uma busca constante por soluções ágeis e tecnológicas no cenário financeiro. Essa inovação destaca o compromisso dos bancos brasileiros com a modernização dos meios de pagamento.
Durante o painel, Carlos Eduardo Brandt, Chefe de Departamento Adjunto no Banco Central do Brasil, Cristina Pinna, Diretora de TI no Bradesco, Flavia Davoli, Sócia no Santander Brasil, Rodrigo Nardoni, CIO na B3, e Leandro Vilain, Partner na Oliver Wyman Brasil, discutiram os próximos passos dessa evolução. Os especialistas exploraram possibilidades como pagamentos instantâneos transfronteiriços e exemplificaram formas como essas transformações podem continuar a moldar o futuro do setor financeiro no Brasil e no mundo.
“Educação é o que garante um ecossistema seguro”, a fala de Rodrigo Nardoni foi destaque no painel e corroborada por todos presentes no palco. Tanto o órgão regulador, Banco Central, quanto as demais organizações ali representadas concordaram que é necessário investir em educação financeira da população para garantir que ela utilize as soluções de pagamentos instantâneos de forma segura. O que, alinhado às agendas de segurança, governança e compliance particular de cada órgão e regulamentada pelo BACEN, permitirão avanços no setor financeiro nacional.
A evolução do onboarding e dos meios de pagamento e os contratos inteligentes
A evolução nos serviços financeiros é uma progressão natural e desvendar seu potencial é fundamental para proporcionar experiências excepcionais aos clientes. Nesta palestra, Wagner Martin, VP of Business Development, apresentou inovações personalizadas, como wallets com processos de onboarding digital e diferentes métodos de pagamento, que estão remodelando a forma como as empresas se conectam com seus clientes.
O especialista demonstrou como essas inovações melhoram a experiência do usuário e aumentam drasticamente a cibersegurança. Além disso, explorou como essas tecnologias estão pavimentando o caminho para novos serviços dentro do mundo digital de Web3, Cryptos, CBDCs e smart contracts, enfatizando o potencial transformador dessas soluções no setor financeiro.
Inovação + proteção: o desafio da regulamentação na implementação de IA
Neste painel, a discussão sobre a ética na aplicação da Inteligência Artificial enfatizou como as estratégias para evitar vieses e garantir equidade nos sistemas são fundamentais para o sucesso das aplicações em IA.
Ana Frazão, Sócia na Ana Frazão Advogados, Diana Troper, DPO na Unico, Eduardo Sasaki, Chief Data Officer & Socio Diretor no Santander Brasil, Tiffany Bigio, Managing Director - Brazil Operations & Technology Head no Citi, e Fernanda Corvino, Superintendente Jurídica no Itaú Unibanco, abordaram como a regulação da IA no setor financeiro está se desenvolvendo diante do crescente uso dessa tecnologia.
Os participantes discutiram como diferentes jurisdições ao redor do mundo estão desenvolvendo e implementando regras para a IA no setor financeiro, refletindo uma preocupação global com as implicações éticas e práticas dessa tecnologia em rápida evolução.
Este foi só o primeiro dia da 34ª edição do FEBRABAN TECH.
Quer ficar por dentro da cobertura completa da #PrensaNoFebrabanTech?
Até amanhã!