Em sua palestra sobre Roadmap de valor, na APICON 2020, Sammuel Garcia, fundador e produtor executivo da Platform Builders, inicia sua fala trazendo a cultura da não convergência, onde se tem o prazer de estar certo. Para resolver esse dilema, Eric Evans trouxe o modelo unificado by design, que é deixar seu ego e contextos prévios de lado, tentando ter uma visão colaborativa e entender o ponto de vista de todos.
Em um segundo momento Sammuel trás o conceito de “cross domain”, elementos básicos para o entendimento do Rodmap de valor:
Metamodelo;
Capacidades;
KPIs;
OKRS;
Unidades de negócio;
Produtos;
Processos;
APIs.
No entanto, na prática, para entregar um roadmap de valor, é preciso entender o seu ecossistema digital e unir isso a um metamodelo de ambiente digital. De acordo com Sammuel, “ao unir um metamodelo, você traz novos participantes e tem regras para compartilhar capacidades, ou seja, imagina que você é alguém do varejo e está trazendo, por exemplo, uma FinTech. Vocês vão compartilhar capacidades dos seus canais, já que você está abrindo o ecossistema”.
Assim, valor é trocado entre as empresas e ecossistemas, acelerando produtos, realizando integração com parceiros externos, sistema operacional voltado para solucionar o problema do cliente, acelerando a tomada de decisões e gerando empatia e singularidade.
Quer saber um pouco mais sobre o roadmap de valor e os pontos essenciais para se fazer um? Vem ver o vídeo com a palestra do Sammuel garcia!
Este artigo foi escrito por Sammuel Garcia e publicado originalmente em Prensa.li.