Romances nacionais escrito por mulheres
Os Livros de Romance nacionais vêm deixando de seus lugares em estantes e prateleiras, ganhando cada vez mais espaço aos corações dos novos leitores. Hoje, além de material de estudo para pré vestibulares, o romance nacional vem dando um tempero a mais na formação de opinião e conhecimento histórico, e como nossa galera do Desencaixados ama uma boa leitura, nós separamos um booklist supimpa, pra te ajudar a ampliar os horizontes.
Sem mais delongas...
Úrsula
Livro da primeira romancista brasileira, a maranhense Maria Firmino dos Reis! Considerado o romance precursor abolicionista do Brasil, foi pela primeira vez publicado em 1859, nos relatando a história de Úrsula, uma jovem simplória que se apaixona por um nobre bacharel de nome Tancredo. O romance nos conta além de uma história de amor conflituosa, a realidade do negro no Brasil e como era viver em uma nação que tinha um patriotismo exacerbado, passando na frente de homens e mulheres negras. Ótima leitura, que também nos ajuda a entender um pouco da realidade da população negra atual.
Quarto de Despejo – Diário de uma favelada
Um dos melhores livros de romance nacionais dos últimos tempos! Aprovado por 93% dos usuários do Google, Quarto de Despejo foi publicado em 1960 e escrito pela mineira Carolina de Jesus. Esse livro relata o dia a dia das comunidades mais pobres da cidade de São Paulo num período de 1955 até 1960. Nele encontramos relatos sobre a fome, situação das moradias e mudanças pelas quais passavam as favelas naquele momento de chegada de nordestinos em busca de uma estabilidade financeira. Esse livro é considerado um marco na escrita feminina no Brasil e teve uma tiragem inicial de dez mil exemplares que se esgotaram em uma semana!
A Hora da Estrela
De Clarice Lispector e publicado em 1977, A Hora da estrela nos conta a difícil vida da heroína Macabeá, mulher migrante nordestina que tenta sobreviver as dificuldades da cidade grande e quem nos relatada é, Rodrigo SM, um escritor que vive um momento de crise no processo de criação. Nos traz reflexões sobre a desigualdade de classe e as dificuldades de inserção dos nordestinos.
Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais
O primeiro livro de Cora Coralina! Cora escreveu seu primeiro de muitos livros de romances nacionais em 1965, aos 76 anos, um livro que relata o cotidiano, num contexto que atravessa a geografia goiana e suas memórias. Duma delicadeza exuberante, a beleza do livro se encontra na simplicidade que nos remete ao tempo de Cora.
Olhos D’água
Romance escrito em 2014, por uma das maiores vozes da literatura brasileira, Conceição Evaristo, Olhos d`água reúne 15 contos, nos quais Conceição nos impacta com a descrição de como é a vida da mulher negra em uma sociedade onde é “comum” ver, mas difícil de enxergar as dores das desigualdades, racismo e sexismo, um verdadeiro chacoalhão em seu leitor. Um livro que deve ser usado, sem dúvidas, como uma reflexão sobre as desigualdades no Brasil.
Lista dada! Agora é só se deliciar com essas sensações sensacionais que esses Livros de Romances Nacionais nos proporcionam. Não se esqueçam de compartilhar nas suas redes sociais! Até a próxima!
Este artigo foi escrito por Roxanne Soares e publicado originalmente em Prensa.li.