Saci branco e outros bichos
Os famosos ufólogos caipiras Tonho e Zé foram até a região do Jumirim, na garganta do Rio Verde, no Sul de Minas, investigar casos absurdos que estavam acontecendo por lá, segundo Tião Prosa, um morador da região.
Chegando ao local na Variant Amarela ano 73, os dois membros do GUCMBB - Grupo Ufológico dos Caipiras Mais Bonitos do Brasil encontraram o tal Tião Prosa, com um cigarrinho de palha na boca, descalço e bem tranquilo, na sombra de uma árvore.
Tonho foi logo perguntando:
— O Sr. que é o Tião Prosa?
— Eu mesmo, sim senhor!!
— É verdade que aqui na Serra do Jumirim estão aparecendo umas coisas esquisitas?
— É verdade, sim senhor!! Para o senhor ter uma ideia, lobisomem chega de turma. É tanto lobisomem junto que, quem olha de longe, acha que a serra ficou peluda. Tem lobisomem macho, tem lobisomem fêmea, tem até lobisomem gay.
— Caramba! E curupira tem?
— Bastante. Mas tudo operou os pé. É uns curupira moderno. Eles foram no médico, diz que fizeram fisioterapia e estão andando tudo certinho.
— Puxa vida!! E chupacabra tem também? – perguntou o Zé.
— Vich!! Tem chupacabra, chupabode, chupacarneiro, se bobear chupa até o que não deve.
— E boitatá tem?
— Dimais da conta. É tanto boitatá que parece até rodeio de Barretos.
— E saci tem?
— Muito saci. Tem até saci branco. Já viu isso?
— “Seu” Tião Prosa, eu nunca vi nem saci preto, quanto mais branco! – disse o Tonho.
— E mula sem cabeça? – perguntou o Zé.
— Só daquelas que solta fogo pela boca. Excrusive outro dia tive que chamar até os bombeiro, porque as mula sem cabeça sem querer botaram fogo na serra. O Mané, meu filho, disse que viu também um burro sem cabeça, mas isso eu não posso confirmar. Ele é muito mentiroso.
— E assombração, o que o Sr. me diz sobre isso?
— Só filhotinho. Assombração daquelas grande eu nunca vi por aqui.
— E ET?
— Meu Deus, é o que mais tem. Tem ETÉIA, tem ÀTOA, ETEZÃO, tem ETEZINHO. Vem sempre a família toda mais a parentaia. É tanto ET andando prá lá e prá cá que eles derrubam até árvore. Ouvi dizer que uns vão mudar pra Varginha por causa de um tal déficit habitacional. Nem sei o que é isso...
— E o Sr. tem alguma foto para provar tudo o que está falando?
— Infelizmente, não. Nem umazinha.
— Uai, mas por que o Sr. não tem nem uma foto?
— Moço, eu até tento fotografar, mas eles nunca deixam. São muito tímidos, tem vergonha. Eles são muito humilde e não querem parecer que estão ostentando, caso uma foto dessa vá parar no tal do Facebook...
Este artigo foi escrito por Sandro Mendes e publicado originalmente em Prensa.li.