Saia já do sedentarismo! Saiba como
Um dos bens mais valiosos que temos é a nossa saúde. Quando deixada de escanteio, pode nos trazer grandes problemas, alguns irreversíveis. O sedentarismo vem sendo um grande inimigo para todos nós, trazendo maus hábitos e doenças que não conseguimos detectar com facilidade.
Por isso é importante saber o quão mal causa uma vida sedentária, e como podemos nos livrar dela o mais rápido possível. Se você quer ter a resposta para essas perguntas e mudar de vida, continue conosco e aprenda a viver melhor.
Os males do sedentarismo
Para início de conversa, precisamos dizer o que é sedentarismo na prática. O sedentarismo é a total ausência de exercícios físicos na vida de uma pessoa. Se você acha que praticar algum tipo de esporte ou exercício físico é coisa de atleta, está na hora de mudar os seus conceitos.
Uma vida sedentária causa distúrbios terríveis, como aumento de peso, dificuldade para dormir, dores musculares e problemas na circulação sanguínea. Dessa forma, a persistência desses sintomas vão produzir doenças, como trombose, diabetes e doenças envolvendo o coração. Pessoas sedentárias estão mais propícias a ter um infarto ou AVC, independente da idade.
Por onde começar para se livrar do sedentarismo?
O primeiro passo, é saber que esse estilo de vida faz mal, e então começar a mudar a forma de pensar. Dessa maneira, depois de entender a seriedade do assunto, é hora de pôr a mão na massa e mudar o estilo de vida por completo, mas sem exageros. Veja.
Faça diferente
Existem alguns hábitos, de anos de prática, que são necessários mudá-los. Evite a lei do menos esforço. Se a padaria é ali na esquina, por que você vai pegar o pão de carro? Vá andando. Se tiver um doguinho, já aproveita e leva ele para caminhar também. Assim, o cão e o dono deixam a vida de sedentarismo juntos.
Caso você trabalhe em um escritório, ou passe muito tempo em pé durante o dia, fuja um pouco do trabalho. Vá tomar um café, vá pôr a fofoca em dia com o colega de outro setor. De preferência, o colega que fica longe do seu local de trabalho.
Outra mudança importante, é evitar ficar pedindo coisas simples, que você mesmo pode fazer. Por exemplo, quando você estiver assistindo TV, e bater aquela fome, não peça para alguém pegar algo para você, levante-se e pegue você mesmo. Esse tipo de atitude, vai evitar que você fique muito tempo parado no mesmo lugar vegetando.
São mudanças simples, mas que fazem a diferença tanto no seu corpo como na sua mente. Pois, o seu cérebro vai começar a aprender a ter uma vida mais ativa.
Troque doces por verduras
A alimentação é fundamental para te tirar do sedentarismo. Por que? Bom, alimentos gordurosos e cheios de química, vão te deixar mal disposto e sem ânimo, te levando para a vida no sofá.
Então mude sua alimentação para ter forças, e assim conseguir fazer as devidas mudanças. Troque os salgadinhos, que só precisam que você abra a embalagem para comê-los, por frutas. Substitua os doces, como barras de chocolate, por verduras e saladas bem temperadas.
Isso não quer dizer que você nunca mais vai poder comer essas besteiras. Mas tenha como preferência os alimentos que são mais saudáveis, principalmente durante a semana. Já no final de semana...
Faça exercícios físicos
Muitas pessoas só de ouvir falar na palavra exercícios, já entram em desespero. Mas calma, pois tudo tem uma solução. Você não precisa praticar aquilo que não gosta, existe uma infinidade de ideias a se fazer.
Por exemplo, já pensou em guardar algumas horas da semana para natação? Além de se divertir com a água, existe uma série de exercícios simples que podem ser feitos na piscina. Em grupo, com uma galera legal, é bem divertido.
Você gosta daquelas músicas mais populares e dançantes? Porque não entrar para um grupo de dança? Também existem diversas opções, desde Zumba a balé, você que escolhe. No caso de pessoas que estão acima do peso, a Zumba pode ajudar bastante na queima das gordurinhas indesejadas.
Podemos voltar a falar do seu doguinho. Em vez de só levar ele até a padaria, porque não estender a caminhada por mais alguns quilômetros? Com tempo e prática, de caminhada vocês podem passar a correr juntos, porque não?
Não importa o que você vai escolher, só não perca mais tempo no sedentarismo. Viver é ótimo, e viver bem e com saúde é ainda melhor. Não esqueça isso.
Imagem - Pixabay
Este artigo foi escrito por Alessandro dos Santos e publicado originalmente em Prensa.li.