Saiba como atrair investidores para o seu MVP com No-code e o Low-code
Os aplicativos ganham, cada vez mais, força no mercado digital. Para tirar alguns projetos do papel, os empreendedores precisam desenvolver um Produto Viável Mínimo (MVP).
Em função disso, você deve investir muito tempo e dinheiro. Neste cenário, os investidores apostam em empresas e empreendedores, mas não em uma ideia em si. Assim, torna-se possível conquistar investimentos em um projeto já validado e que garanta rentabilidade.
No entanto, esse recurso é antes de tudo um produto real com um conjunto básico de recursos que promovem sua função principal.
O objetivo é testar a demanda do produto e decidir se continua ou não seu desenvolvimento, com base na reação do mercado.
Em poucas palavras, para um MVP, você só precisa criar uma versão básica do produto, mostrá-lo aos consumidores, limpar suas falhas e, o mais importante, descobrir quais recursos seus clientes realmente valorizam.
Parece fácil, certo? Mas como convencer os investidores a apostar no seu projeto? Continue lendo para descobrir!
Desenvolvimento de APP com No-code e Low-code
As plataformas No-code e Low-code são incríveis para ajudar no desenvolvimento de aplicativos e tem como diferenciais a agilidade e a qualidade de entrega.
Um MVP criado com essas ferramentas traz vantagens, como:
- Não depender de especialista — você não depende desenvolvedores especializados em codificação. Portanto, antes de mergulhar no desenrolar do projeto, obtém insights sobre os usuários finais. Com isso, já consegue descobrir o que eles querem, como foi a experiência de uso e o que fazer para melhorar. O No-code e Low-code facilita a criação do MVP e acelera o lançamento de um aplicativo sem entrar nas complexidades da codificação;
- Mostrar se o produto é viável — um MVP permite que você disponibilize uma visão da versão final do seu conceito. A ideia é entender o mercado e se existe a necessidade de tal solução. Se as pessoas gostarem da sua proposta antes do lançamento, você saberá o que elas precisam;
- Provar seu conhecimento sobre o mercado — compreender a situação atual do mercado também o ajudará a fornecer melhores avaliações do sucesso do seu produto e dos riscos que você pode enfrentar. Portanto, os investidores constarão que seu projeto é baseado em uma necessidade real das pessoas e um produto merecedor de receber investimento.
Confira boas práticas para mostrar o seu MVP e conquistar investidores.
Dicas para apresentar um MVP para atrair investimentos
Na captação de recursos, seu objetivo principal é convencer os investidores de que vale a pena investir seu MVP.
As seguintes táticas ajudarão você antes, durante e depois da reunião para uma apresentação de alto impacto.
1 – Ter uma ideia inovadora
Qualquer projeto que você desenvolver deve resolver certas necessidades do usuário para competir com outros produtos no mercado. Assim, sua ideia deve ser inovadora e ter funções únicas (ou exclusivamente implementadas) que ajudem seus clientes.
O MVP é uma das melhores maneiras de apresentar essas características únicas aos seus investidores. Se estiver claro para eles, quais problemas seu produto resolve, eles entenderão melhor como ele se encaixa no mercado e se é viável para eles financiarem.
A versão simples e enxuta demonstra as características mais importantes do seu aplicativo e uma perspectiva sobre o potencial do seu produto. Por isso, você precisa mostrar que sua ideia é bem feita, disruptiva e pode atender certas necessidades dos usuários.
2 — A melhor maneira de apresentar uma ideia a um investidor
Existem vários fatores que influenciam a viabilidade do produto. É uma tarefa desafiadora determinar se o aplicativo se encaixa no mercado e se ele será bem-sucedido.
Além disso, os resultados dessa análise não são concretos — o mercado é difícil de prever e muitos aspectos são difíceis de explicar.
O MVP pode fornecer uma imagem mais clara dessas circunstâncias e permite uma melhor análise da viabilidade do produto, além de ser uma melhor maneira de apresentar uma ideia a um investidor.
Se o investidor vir como certos recursos já funcionam, seria mais fácil para eles determinar como os recursos adicionais que você planeja adicionar funcionarão juntos.
3 — Fazer networking
Não tenha medo de fazer networking através de reuniões com investidores. Se você não é um conversador natural ou vendedor, você pode querer trazer um membro da equipe para ajudar.
Certifique-se de que todos os envolvidos em sua empresa saibam que você está procurando investidores e entre em contato com pessoas que eles conhecem.
Tenha a mentalidade de que tudo é uma oportunidade em potencial e tire o máximo proveito das situações.
4 — O melhor momento para receber investimentos
Se você usar o MVP para encontrar um investimento, a equipe de desenvolvimento irá ajudá-lo a apresentar as melhores e mais importantes características do seu produto concisamente.
Dessa forma, os investidores descobrirão o potencial do seu projeto e definitivamente o considerarão digno de investimento.
O MVP é uma boa ferramenta para ganhar a confiança dos investidores e garantir o Investimento para o projeto.
Tanto o No-code quanto o Low-code são opções que oferecem um excelente custo-benefício, menos tempo necessário e alta adaptabilidade às mudanças. Use essas plataformas para validar suas ideias, aprenda melhor seu público-alvo e alcance o sucesso no mercado mais tarde.
Com um MVP, os investidores podem estimar o sucesso do projeto, quão bem ele será executado e se será lucrativo.
Isso torna uma ótima ferramenta para ganhar a confiança e garantir o dinheiro para o projeto.
Portanto, tome decisões cuidadosamente calculadas, seja cuidadoso e atento durante o desenvolvimento e escolha as ferramentas adequadas para isso.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, leia o artigo No-code: descubra como criar um MVP sem saber programação.
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.