Saiba onde investir o seu dinheiro!
Para quem é iniciante no mundo das finanças, é muito importante saber onde investir o seu dinheiro, para não correr o risco de perdê-lo ou desvalorizá-lo.
Portanto, confira quais são os melhores investimentos para quem está começando a administrar o seu dinheiro.
Onde investir o seu dinheiro?
Antes de saber onde investir o seu dinheiro, é importante conhecer o seu perfil de investidor, ou seja, qual o seu grau de tolerância ao risco de investimento e o quanto de experiência você tem nesse setor.
Os tipos de investidores são:
Conservador: aquele que preza pelas aplicações seguras, que não quer correr riscos ao investir o seu dinheiro.
Moderado: aquele que leva em consideração a segurança em investir, mas também está disposto a se arriscar em investimentos maiores.
Agressivo: aquele que busca rendimentos maiores e está disposta a correr riscos para que isso aconteça.
Para saber qual é o seu perfil, você deve analisar a sua situação financeira (renda e patrimônio), a sua idade, o seu conhecimento do mercado financeiro e os seus objetivos, além de levar em consideração o quão disposto a correr riscos você está.
No entanto, para iniciar no mundo das finanças, o investimento conservador é o ideal.
Investimento conservador
Para aqueles que possuem o perfil de investimento mais conservador, os bancos digitais são uma boa opção para guardar o seu dinheiro e fazê-lo render mais.
O que você deve considerar antes de realizar qualquer investimento é saber qual a porcentagem de rentabilidade que ele possui, isto é, qual será o retorno financeiro que o seu dinheiro investido proporcionará.
O Nubank, por exemplo, possui a NuConta com rentabilidade a 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Mas, o que isso significa? Isso significa que o dinheiro investido rende mais que a poupança.
Além do Nubank, há outros locais que possuem rentabilidade maior que a poupança para você, investidor conservador, investir o seu dinheiro.
São eles:
Tesouro Selic;
Tesouro prefixado;
Tesouro IPCA.
Agora, vamos conferir como cada um deles funciona e quais vantagens oferecem.
Tesouro Selic
O Tesouro Selic consiste num rendimento pós-fixado que acompanha a taxa básica de juros da economia, chamada taxa Selic. O valor dessa taxa é definido pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o que significa que ela pode variar ao longo do tempo.
A vantagem do Tesouro Selic é a sua rentabilidade diária, o que proporciona alta liquidez e possibilita resgastes antecipados, sem que a rentabilidade caia.
Tesouro Prefixado
O Tesouro Prefixado apresenta uma taxa de rendimento definida em um percentual no momento da contratação. E o que isso significa? Nesse tipo de investimento, você saberá exatamente quanto receberá no fim do período estabelecido, se mantiver o investimento até a data de vencimento.
Assim como o Tesouro Selic, ele também apresenta alta liquidez. Isso acontece, pois o Governo Federal garante a recompra de todos os títulos do Tesouro.
Há dois tipos de títulos do Tesouro prefixado no mercado: com juros no vencimento ou com pagamento de cupons semestrais.
No primeiro caso, como o próprio nome diz, o valor é pago com juros na data de vencimento. No segundo caso, os juros, num período de 6 meses, são creditados para o investidor.
Tesouro IPCA
Consiste numa modalidade híbrida, pois contém uma taxa pós-fixada e prefixada. Para esse tipo de investimento, utiliza-se o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), taxa oficial de inflação brasileira, e uma outra taxa fixa, definida pelo emissor.
A vantagem do Tesouro IPCA é que o seu dinheiro terá sempre rentabilidade acima da inflação e não perderá poder de compra ao longo dos anos. Trata-se de títulos de médio a longo prazo, que podem ser utilizados para a aposentadoria, por exemplo.
Assim como acontece com o Tesouro prefixado, esse investimento pode pagar os juros no vencimento ou com cupons semestrais.
Este artigo foi escrito por Brenda Natália e publicado originalmente em Prensa.li.