Saiu o trailer de Avatar 2. O que podemos esperar do filme?
Imagem: Avatar 2: The Way of Water - Disney / Exame.com
Finalmente foi lançado o primeiro teaser trailer de Avatar: o caminho da água (the way of Water em inglês), a tão esperada continuação do clássico de animação de James Cameron.
E como era de se esperar, mesmo mostrando muito pouco, já foi o suficiente para criar muitas expectativas nos fãs!
A espera por uma continuação foi longa: exatos 13 anos (considerando que o filme de 2022 só será lançado em dezembro). Mas a magia criada pelo filme de 2009 ainda está bem viva na memória!
Algumas coisas já ficaram claras (e não estou falando das águas): a família de Neytiri (Zoe Saldana) e Jake Sully (Sam Worthington) cresceu.
O que não fica muito claro é quão numerosa ela está agora.
No trailer vemos 2 meninas nativas e 2 jovens rapazes. Um deles, um humano que vive e age como os Na'Vi.
Seria uma referência a Mogli ou Tarzan?
Também é possível ver uma base humana em plena operação, e supervisionada pelos Na'Vi.
O final do primeiro filme deu a entender que os humanos seriam praticamente todos expulsos de Pandora, o planeta dos Na'Vi.
Mas como o trailer mostra essa base, pode ser que humanos e nativos tenham chegado a um acordo sobre uma possível exploração sustentável em Pandora.
E talvez seja esse o ponto de partida para o grande conflito que mudará os rumos da história. Só não dá pra dizer exatamente contra quem…
O trailer deixa um prenúncio de uma guerra, com Na'Vis híbridos portando armas humanas e montando Toruks (seres voadores que dominam os ares de Pandora).
Também é possível ver nativos lutando com arcos e flechas, e o prenúncio de uma batalha épica na base humana.
Não fica claro se a guerra colocará mais uma vez humanos e nativos lado a lado, mas como Cameron abordou grandes questões ecológicas e sociais no primeiro filme, há uma grande chance de isso ocorrer aqui.
O primeiro Avatar foi uma grande crítica à ganância e exploração de recursos, e também um alerta às consequências causadas pelo aquecimento global (causado obviamente pela ganância humana).
Muito pouca coisa foi feita visando reparar os danos ao planeta desde 2009 pra cá, e como a humanidade insiste em não aprender com os seus erros, é bem provável que o diretor queira abordar isso de alguma forma em Avatar 2.
O próprio nome do filme: o caminho da água já nos dá uma ideia do que vem por aí.
Será que o equilíbrio de Pandora pode estar sendo ameaçado pela exploração humana, que pode estar causando mudanças climáticas naquele planeta? Seria uma crítica e tanto!
O trailer só tem uma fala: Jake Sully falando sobre união de sua família, deixando claro que "onde quer que forem", a união é tudo o que precisam para permanecerem fortes.
O que nos leva a imaginar que os Omaticaya poderão estar sendo forçados a deixar o local onde estão estabelecidos, e terão que procurar um outro lugar pra ficar.
Isso poderá levá-los a lugares ainda inexplorados do planeta, o que pode fazer com que novos perigos, seres ainda mais selvagens e paisagens ainda mais fantásticas sejam descobertos.
Enquanto o trailer oficial não sai, a única coisa que nos resta é teorizar sobre como será o filme.
Mas pelo que já foi visto no trailer, pelo que foi apresentado no primeiro filme e por causa de toda criatividade e imaginação do gênio James Cameron, podemos esperar algo tão ou ainda mais grandioso!
Ainda mais se considerarmos o orçamento: 250 milhões de dólares. Cerca de 20 milhões a mais que o orçamento do primeiro filme.
Avatar 2 será uma produção da 20th Century Fox com a Lightstorm Entertainment (que pertence a Cameron), e a distribuição agora será a cargo dos estúdios Disney, atuais detentores do grupo Fox.
Este artigo foi escrito por Eliezer J. Santos e publicado originalmente em Prensa.li.