Seja a pedra no caminho
Parece ser loucura dizer isso em meio a um ditado que vai de via contrária. Mas sim, seja uma pedra no caminho de alguém.
Já ouviu aquela frase sobre "dar um empurrãozinho na vida de alguém"? Pois é. É sobre isso. Não importa aonde você viva, com quem, sozinho ou não. Todos nós teremos momentos em que sempre precisaremos de uma mão dupla. A parceria, a cumplicidade, coisas que vão além do que não tem espaço na caixinha de texto pra dizer.
Mas resumindo, como já diz um provérbio africano, se você quer andar pouco vá sozinho. Mas se quiser ir longe, vá acompanhado! O ser humano é feito de momentos, páginas, capítulos, histórias! Seria muito sem graça e desconexo dizer que a história de apenas e somente uma pessoa só poderia ser incrível.
Somos feitos de relacionamentos! Aliás, o que seria de Tom sem Jerry? Pernalonga sem Patolino? Ok, acho que já entendeu. Mas falando sobre a pedra no caminho: seja o impulso na vida de alguém.
Seja a pedra que ajude alguém que você ama a pular a fronteira dos limites. Você pode escolher em ser a pedra de tropeço ou a pedra que joga um impulso grande o suficiente para quem você ama ver que do outro lado do muro tem coisas mais lindas.
Ou seja: perspectiva. Parece difícil fazer isso, já que é mais fácil pedirmos ajuda do que oferecermos. Mas se eu lhe perguntar daqui a quarenta anos como foi a sua história, será que você gostaria de dizer que foi uma pedra de tropeço ou uma pedra no caminho? Eis a questão.
Me cabe então, finalizar este artigo com a frase efeito do querido filme Sociedade dos Poetas Mortos: "Carpe Diem". Aproveitem a vida, meus caros. Ela é um livro de apenas uma edição.
Este artigo foi escrito por Maria Clara e publicado originalmente em Prensa.li.