Semana Geek: Netflix mostra que continua no páreo
Preciso admitir: o trailer de 2022 é uma resposta certeira para quem, como eu, achou que a Netflix havia perdido sua capacidade de oferecer títulos de qualidade.
O trailer deixa bem evidente alguns carros-chefe da temporada: primeiro, a aguardadíssima adaptação de Sandman, clássico dos quadrinhos de fantasia, talvez a maior obra do escritor Neil Gaiman. Pelo visto até agora, a adaptação será extremamente fiel à obra original;
Depois, temos muito Stranger Things. Em sua quarta temporada, o maior sucesso da história da plataforma volta para amarrar pontas soltas do mundo invertido com muito suspense e aventura; já The Umbrella Academy retorna para a terceira temporada acompanhando a história da mais disfuncional família de super-heróis já vista.
Abro aqui espaço para um comentário acerca da gênese destas três séries, e os níveis de sucesso atingidos por cada uma.
Millie Bobby Brown, a Eleven: as coisas continuam estranhas | Divulgação: Netflix
Bagulhos Sinistros
Stranger Things é um produto genuinamente dos tempos atuais. As bases para seu argumento não saíram da cabeça de um showrunner ou mesmo de uma sala de roteiristas. Quem “decidiu” os elementos que seriam usados para a série foram, acredite, decididos pelos algoritmos.
Dados cruzados entre as preferências dos telespectadores, seus perfis e mais meia dúzia de metadados fizeram a Netflix saber que não perderia dinheiro investindo naquele tipo de história, de roteiro, de personagem, qual a época escolhida para a ação e até mesmo elenco e trilha sonora. E os números não mentem jamais: Stranger Things é sucesso desde a estreia.
Lúcifer e Sandman: adaptação supervisionada pelo autor | Divulgação: Netflix
Um sonho se realiza
Sandman é um clássico dos quadrinhos dos anos 1990. Seu autor, o inglês Neil Gaiman, havia recebido da DC Comics a tarefa de revitalizar um personagem obscuro, de quem ninguém mais lembrava. Em vez de apenas trabalhar no conceito de super-heróis, resolveu criar todo o drama que cerca a vida dos Perpétuos, entidades antigas como o tempo, que regem a vida humana.
A adaptação de Sandman para outras mídias é pedida pelos fãs há mais de trinta anos, mas nunca chegou às vias de fato, sobretudo por interferência de Gaiman, que nunca permitiu alterações que desvirtuassem seus personagens. Conheci a HQ por volta de 1995 e sou daquelas que, com perdão do trocadilho, sonhava com sua adaptação. A série é aguardada com altíssima expectativa, e por isso entre as demais, é cercada de maiores cuidados e imensa responsabilidade.
Essa família é muito unida…
A vida não é fácil para essa turma | Divulgação: Netflix
E The Umbrella Academy? Como bem definiu um amigo na ocasião do lançamento da primeira temporada, é um X-Men que deu muito errado. Criação em quadrinhos do americano Gerard Way e do brasileiro Gabriel Bá, mostra uma a vida adulta de um antigo grupo de super-heróis juvenis, com sérios problemas de relacionamento familiar. É sem dúvida uma das melhores premissas dos últimos tempos no gênero.
Além destas três séries, o trailer também traz cenas de Manifest, Agente Oculto, Alice in Borderland, Dupla Jornada, a aguardada Resident Evil: A Série, e A Fera do Mar.
O evento virtual, que começa em 6 de junho, abrirá com painéis sobre as séries, com amplo destaque para Sandman; no dia 7, o tema serão os filmes; dia 8, todos os lançamentos em animação; o dia 9 é reservado exclusivamente para apresentações e debates relacionados a Stranger Things; o dia 10 trará uma novidade: finalmente, a Netflix trará a público sua esperada linha de games.
Alguns destes jogos já estão disponíveis em plataformas móveis, como Into the Dead, Relic Hunters, Shatter e o interessante Stranger Things: 1984, com o típico visual dos jogos de 8 bits. Ô saudade do Super Nintendo!
Segundo a Netflix, a Geeked Week deste ano contará com diversos apresentadores, como Jacob Bertrand (de Cobra Kai), a influencer JStoobs, Ella Purnell (de Army of The Dead), Tiffany Smith, de Mestres do Universo e o jornalista especializado em games Geoff Keighley, entre outros.
O evento deverá ser transmitido pelo site geekedweek.com. Outras informações deverão ser reveladas em breve, pelas redes sociais da empresa. Num ano de retomada de eventos nerd, como a CCXP, a San Diego Comic Con e a Anime Friends, vamos ver no que vai dar.
Eu volto!
Este artigo foi escrito por Clarissa Blümen Dias e publicado originalmente em Prensa.li.