Sobre a coisificação da mulher, e tudo o que isso implica
Mulher não tem geografia...
… a não ser em músicas e livros de ficção, onde a licença poética permite que sejamos comparadas a quase tudo, de matéria de escola a objetos, passando por acidentes geográficos. E só!
Analogias como essa, tiradas do campo das artes e trazidas para a vida real, dependendo do contexto em que são feitas, são infelizes, até ofensivas.
Afinal, a cada vez que ouvimos falas como "Quero explorar sua geografia", saídas da boca de um homem como uma cantada - aliás, de péssimo gosto! -, isso faz com que nos sintamos coisas, descartáveis, sem importância.
Para ser mais exata, é como tirar de nós a autonomia sobre o nosso corpo, quem somos e o que queremos ou não. Nos tira da condição de humanas e joga na posição de propriedade.
E NÃO!!! NÃO PERTENCEMOS a NINGUÉM: nem às nossas mães - que nos criam para o mundo -, nem aos nossos filhos - que um dia voarão com as próprias asas -, nem a amigos - entre os quais nos dividimos -, muito menos a homens - sejam eles pais, amigos, namorados, maridos, companheiros, noivos…
A falta dessa consciência adoece as relações, por conta do aprisionamento que provoca. Tratar uma mulher como objeto, tirando-lhe a autonomia sobre si mesma e seu corpo, não é porta aberta para o abuso, ou um simples assédio: é o abuso já instalado, a invasão de espaço, a supressão de direitos.
CHEGA!!! ESTAMOS CANSADAS de tanto MACHISMO, tanta MISOGINIA, INVASÃO e COISIFICAÇÃO!!! Somos SERES HUMANOS e TEMOS DIREITOS, e EXIGIMOS TOTAL RESPEITO a isso!!!
NÃO SEJA VOCÊ:
O HOMEM que faz uso dessa ATITUDE PREJUDICIAL, OFENSIVA, e até CRIMINOSA;
A MULHER que "ACHA GRAÇA" ou "SE SENTE LISONJEADA" ao ouvir isso - NÃO TEM GRAÇA, MUITO MENOS É LISONJEIRO!!!;
A MÃE que, ao "ACHAR GRAÇA" ou SE OMITIR, está dando aos seus filhos meninos o seguinte recado: "Tá tudo bem agir assim; você é homem!!!". Eduque HOMENS, NÃO MENINOS!!!
Sejamos TODOS, HOMENS e MULHERES DEFENSORES de ATITUDES e COMPORTAMENTOS que tratam as mulheres como elas devem ser tratadas: PESSOAS DONAS DE SI MESMAS, SEUS CORPOS E SUAS VONTADES!!!
Quem ainda não entendeu isso... Precisa REPENSAR suas atitudes, se DESCONSTRUIR e RECONSTRUIR. Se isso é feminismo? Talvez seja, mas prefiro chamar de... FAZER VALER MEUS DIREITOS E OS DE TODAS AS MULHERES DO BRASIL E DO MUNDO: SER TRATADA E RESPEITADA COMO PESSOA, DONAS DOS SEUS CORPOS E VONTADES!!!
Vamos juntas? Porque esse é um DEVER MEU, SEU, de TODOS NÓS!!!
Este artigo foi escrito por Thata Vilella e publicado originalmente em Prensa.li.