As expectativas que os clientes possuem em relação a APIs estão mudando, a demanda para interações mais rápidas e mais confiáveis só tende a crescer. Atualmente, as APIs são o núcleo das empresas modernas e um estudo recente realizado pela IDC mostra que mais de 75% das organizações pretendem estar totalmente digitalizadas na próxima década. Chegamos ao ponto onde transformação e adaptação tornaram-se cruciais para qualquer negócio se manter vivo.
De acordo com Mike Amundsen, API Strategy Advisor pela Mulesoft, as APIs possuem um papel central tanto em possibilitar que um negócio assuma sua forma digital, quanto em alimentar a arquitetura moderna de aplicativos baseada em microsserviços. Em sua pesquisa, a IDC concluiu que, até 2022, 90% dos novos aplicativos terão essa forma de arquitetura.
“Nenhuma organização pode se dar ao luxo de ignorar o papel central que as APIs mantêm no processo de modernização de aplicativos e negócios”, falou Mike. As empresas que não colocam APIs como o ponto central de suas estratégias de TI, irão enfrentar desafios substanciais para transformar seus negócios e suas bases tecnológicas.
A aceleração nos volumes de chamadas relacionadas a APIs, requer um nível certo de gerenciamento. A pesquisa também aponta que 71% das empresas esperam que o volume de chamadas associadas com APIs aumente pelos próximos dois anos.
Essa noção de desempenho e tempo de resposta são extremamente críticos e a maioria das empresas espera resposta em menos de 20 milissegundos. A esse respeito, Mike comenta que “no volume e escala das empresas, garantir o mecanismo adequado para gerenciar de forma garantida a performance, é muito importante”. Em sua opinião, o baixo desempenho resulta na falta adoção de APIs pelos seus consumidores, o que gera uma bola de neve e chega a afetar oportunidades de negócio.
Quer entender um pouco mais? Vem assistir a palestra que Mike Amundsen deu no APICON 2020!
Este artigo foi escrito por Mike Amundsen e publicado originalmente em Prensa.li.