Storytelling Institucional: transformando o conteúdo do seu negócio em uma história atrativa.
Contar histórias é um dos primeiros formatos de entretenimento desde os tempos mais remotos. Nossa capacidade de assimilar informações, distribuídas em uma linha do tempo, é muito eficaz.
É por esse motivo que a contação de história é um aliado poderoso quando o objetivo é transmitir alguma informação seja ela de cunho educacional ou apenas informativo.
Roteiristas e criadores de conteúdo utilizam essa técnica para cativar, gerar identificação e conexão emocional com o público-alvo. Agora essa estratégia de comunicação está sendo amplamente utilizada na aprendizagem e no posicionamento de marcas nas redes sociais, nos informativos internos, podcasts, newsletters e outros canais de comunicação.
Afinal, é ouvindo histórias que conhecemos o nosso meio, é por meio delas que além de informar podemos entreter, conhecer lugares distantes, personalidades importantes e por que não ser apresentados a galáxias distantes e mundos fantásticos, sem sair do lugar?
Esses eventos que se conectam e caminham juntos, ou seja, a narrativa, formam uma grande trama que culmina em uma conclusão, fazendo todas as informações transmitidas serem absorvidas sem esforço, resultando num final onde tudo parece fazer sentido e faz mesmo. Isso é storytelling.
Atualmente o uso de storytelling no contexto educacional, corporativo e institucional vem ganhando espaço. Mas porque utilizar storytelling ou narrativa no ambiente corporativo?
Mesmo nos ambientes mais formais, é possível utilizar as estruturas e técnicas básicas de narrativa, possibilitando apresentar informações e dados relevantes ao seu público de forma engajada, atrativa, dinâmica e divertida.
Faça esse exercício: coloque-se no lugar do seu público-alvo, no momento exato de consumir o seu conteúdo, e responda as questões abaixo:
1. O assunto está sendo tratado de forma atrativa?
2. Você gostaria de estar ali assistindo a um vídeo, ouvindo um podcast ou realizando um treinamento, com o conteúdo jogado de qualquer forma?
3. Sua atenção estaria toda ali?
Sendo bem sincero, dificilmente o material bruto de um conteúdo corporativo é algo atrativo para qualquer pessoa. Mas nem por isso as informações contidas ali, são menos importantes, às vezes, fundamentais para o negócio. E é aí que mora a nossa especialidade.
A nossa proposta é entender o seu conteúdo, e a partir dele, encontrar a melhor forma de construir uma narrativa (storytelling) que consiga engajar seu público, e quando ele menos esperar estará imerso nas informações que você precisa transmitir através de um vídeo, um jogo educacional, um podcast ou uma onepage.
Sem esforço, o seu público permanece atento aos dados e informações, fazendo conexões e compreendendo por meio de exemplos reais, e de situações que se sucedem. A utilização da narrativa (storytelling) possibilita uma infinidade de situações para apresentar conteúdos de forma objetiva. Qual a melhor formato para contar a sua história?
A sugestão da Fábrica de Vídeo é, transformar o seu material em conteúdos dinâmicos, que apresentem as suas informações de forma cadenciada, por intermédio de uma narrativa que faça sentido, tornando o seu tema mais potente. Assim, garantimos que seu público permaneça interessado na mensagem que você precisa transmitir, do início ao fim.
Este artigo foi escrito por Raphael Rocha Rocha e publicado originalmente em Prensa.li.