Stray: Conheça o jogo do momento
Recentemente, o assunto do momento foi um novo jogo chamado Stray. O game ganhou a cena por se tratar de um jogo protagonizado inteiramente por um gato. Você sabia que isso é algo inédito até hoje? Dessa forma, não dá para negar que Stray é o novo sucesso no mundo dos jogos, tornando-se o mais bem avaliado na Steam até agora em 2022.
O jogo, que foi desenvolvido pelo time independente e francês Blue Twelve Studio e publicado pela produtora indie Annapurna Interactive, chamou a atenção de muita gente em seu anúncio, criando grandes expectativas para seu lançamento nas plataformas PC, PlayStation 4 e PlayStation 5.
O que torna o jogo atrativo?
O que mais ganhou a atenção nesse jogo é que não estamos acostumados a ver um jogo inteiro protagonizado por um gatinho. E menos ainda, a ver um felino inserido em uma cidade cyber futurista com robôs e outras coisas estranhas que acontecem durante o jogo.
O jogo se inicia quando um gato acorda de uma soneca com seus outros amigos gatinhos, e eles decidem explorar o ambiente. Nosso gatinho acaba se arriscando em um salto e cai.
Mal sabe ele que essa queda lhe fará conhecer personagens e lugares totalmente desconhecidos, tornando sair desse lugar obscuro o principal objetivo do protagonista. Essa tarefa não será fácil pois estamos falando de um gato perdido, que não consegue nem ao menos se localizar ou interagir com os habitantes locais.
É basicamente um jogo de aventura 3D que apresenta mecânicas, desafios, personagens e situações que irão prender sua atenção do início ao fim. O jogo ficou conhecido como “jogo do gato’’ pois, como dito anteriormente, temos o game inteiro na perspectiva desse felino perspicaz e aventureiro.
Qual a gameplay? É repleta de exploração, mostrando como esse gato é capaz de sobreviver a diversas ameaças tecnológicas às quais será submetido.
Jogabilidade de Stray
Como citado, é um jogo simples de aventura, com muita exploração e mistério. Durante o jogo iremos encontrar alguns inimigos, entre eles os Zurks no início, e depois os Sentinelas que estão no centro da cidade.
Quando o gatinho está explorando esse misterioso lugar acaba encontrando um pequeno drone chamado B-12 que irá ajudar a se comunicar com os habitantes dessa cidade, guardar itens e ser o seu amigo durante essa jornada.
Capítulos de Stray
O jogo é dividido em 12 capítulos, sendo eles:
1. Dentro da Muralha
2. Cidade morta
3. O apartamento
4. As favelas
5. Telhados
6. As favelas – Parte 2
7. Fim da linha
8. Os esgotos
9. Aldeia
10. Centro da cidade
11. Cadeia
12. Sala de controle
Além disso, o jogo não conta com nenhum tipo de combate direto, já que você é apenas um gatinho perdido e suas defesas contra os inimigos são de se esquivar, correr e pular das ameaças. Há apenas um momento em que você terá ajuda de seu amigo robótico B-12.
Sendo assim, Stray é um jogo de plataforma que utiliza a movimentação do felino para resolver puzzles, explorar ambientes, conhecer pessoas com auxílio de B-12, que decifra a linguagem estranha dos extramundos (nome dado aos habitantes dessa cidade), e também encontrar objetos que te ajudarão a conseguir voltar para o mundo normal.
Por fim, o mais fofo é que há locais de interação onde você deve arranhar, pular, dormir ou fazer carinho nas personagens. A gameplay é bem tranquila e, dependendo da sua jogabilidade, você consegue terminar o jogo em 5 a 8 horas.
Curiosidades de Stray
O protagonista não tem um nome
Mesmo sendo o principal protagonista desta história, o gatinho não tem um nome citado durante o jogo inteiro, apenas sendo chamado de “amigo’’, “criaturinha’’, entre outros.
Protagonista foi baseado no gato real
É interessante citar que uma das inspirações para ‘Stray’ foi um gato de verdade. Seu nome é Murtaugh, e ele pertence aos cocriadores que desenvolveram o jogo. O gatinho foi encontrado por eles nas ruas da França alguns anos atrás.
Doação de fundos para gatos de rua
A última curiosidade é muito interessante, já que uma das iniciativas mais legais de ‘Stray’, é que as duas empresas que contribuíram para a criação do jogo (Blue Twelve Studio e Annapurna Interactive) fizeram uma parceria com organizações de proteção e abrigo de gatos para arrecadar fundos e doações.
As instituições estão localizadas tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido, e têm recebido suporte através dessas ações de marketing com a intenção de ajudar a salvar esses bichinhos das ruas. Espera-se que essa publicidade ajude também outras ONGs ao redor do mundo que se dedicam aos animais abandonados.
Vale a pena jogar Stray?
Vale ressaltar os pontos positivos do jogo, que estão em um conceito diferente e muito bem executado na proposta futurista. O jogo tem um design simples, mas que cumpre o papel que foi proposto. A história te prende do início ao fim, além de ter um visual único em cada cenário.
Porém, como pontos negativos, há pequenos bugs na física de alguns objetos e a história é um pouco curta, podendo ser um pouco maior e com mais detalhes. E, por último, não há Modo Foto.
Concluindo, é um jogo muito divertido, pois te faz imergir num universo Cyber futurista controlando um gatinho com a ajuda de um drone. Seus mistérios e personagens são muito atrativos para que você fique ansioso para saber quem são os Zurks, o porquê dos extramundos estarem passando por dificuldades e, principalmente, como você irá sair desse lugar e voltar para o mundo exterior.
Se quiser adquirir o jogo, ele está a venda na na plataforma de games Steam e também está disponível para os assinantes da PS Plus com as Tiers Extra e Deluxe.
Este artigo foi escrito por Lucas Dadalt e publicado originalmente em Prensa.li.