Como a tecnologia pode tornar a cadeia de suprimentos mais ágil, moderna e digital?
Luis Gustavo - Especialista em Soluções de Integração e Transformação Digital da Axway - compartilha como a tecnologia e o uso de APIs podem trazer agilidade às suas soluções de cadeia de suprimentos. Ele convida Renata Fernandes - executiva da área de Supply Chain e professora convidada dos cursos de pós graduação e MBA de Gestão de Saúde da FGV - para conversar sobre o assunto.
Eles começam abordando como a pandemia impactou a cadeia de suprimentos. A cadeia foi interrompida quase como um todo. E isso explica, em parte, o aumento dos preços que vemos nos tempos recentes. A pandemia, ao mesmo tempo, aumentou a expectativa dos clientes: a cadeia de suprimentos teve seu desafio aumentado.
Por outro lado, mesmo que a pandemia tenha sido amplamente negativa (e na data desta publicação, ainda é), ela acabou destacando o quanto o supply chain é estratégico. Quem não tinha o supply chain como foco sofreu mais.
Um fator curioso foi que a pandemia aumentou a colaboração entre partes distintas ao longo da cadeia. Isso melhorou em grande parte a agilidade e a visibilidade da cadeia como um todo, permitindo uma aplicação mais certeira da tecnologia.
De acordo com Renata, os sistemas permitem, junto com outros fatores, uma visibilidade maior do fluxo como um todo. Além disso, traz também velocidade e a diminuição da variabilidade no sistema.
Luis também aborda como é feito o compartilhamento de dados entre colaboradores diferentes ao longo da cadeia de suprimentos. Ele liga esse fenômeno aos recentes avanços tecnológicos relacionados ao "Open Everything", lembrando o avanço do Open Banking ao longo de 2021.
A partir do momento em que você tem fornecedores estratégicos, que impactam a estratégia de maneira completa, a colaboração e o compartilhamento de dados se torna um diferencial fundamental. Há formas de compartilhar informações e realizar acompanhamentos via sistemas. Com a digitalização cada vez mais forte, o ganho de informação e a produtividade sobem. É importante que as organizações façam uso dessas ferramentas e princípios o máximo que puderem.
Qualquer oportunidade para ganho de produtividade, facilitada pela velocidade da informação compartilhada, se torna um passo à frente, pensando nas formas mais eficazes de fazer o sistema trabalhar para a organização.
Quer saber mais sobre o impacto da tecnologia na cadeia de suprimentos? Assista à conversa inteira no vídeo acima!
Este artigo foi escrito por Luis Franco e publicado originalmente em Prensa.li.