Te vejo em janeiro, Titã de Ataque
Imagem: reprodução
Attack on Titan tem um lugar bem especial no meu coraçãozinho. Posso dizer que é meu anime favorito entre todos os que já assisti. Então, quero comentar sobre como a finalização dessa parte me deixou toda emocionada.
Esse episódio final, sem dúvidas, foi meu favorito de toda essa extensa “temporada final”.
Nesse episódio 12 teve alívio cômico, desenvolvimento do plot, um olhar mais aprofundado e próximo sobre o Eren e a Mikasa, a Sasha, momentos de aquecer o coração e de tremer as emoções.
Não esperava que a MAPPA fosse finalizar essa parte animando o flashback em Marley. Realmente, não esperava, me surpreendi e gostei bastante.
Foi tão legal ver eles com esses looks diferentes do que estamos acostumados. (Imagem: Reprodução)
A direção foi incrível! Eles conseguiram passar muitos sentimentos de uma forma gradativa e organizada em apenas 23 minutos. Ainda mais sendo um episódio final, onde poderiam ter facilmente caído no abismo de apressar tudo, a equipe se saiu muito bem na produção.
Foi muito interessante ver o episódio ser narrado a partir do ponto de vista da Mikasa. Não só interessante, mas também foi de quebrar o coração em muitas cenas.
Entendo que haja toda uma discussão ainda quente no fandom sobre os sentimentos dos EreMika (Eren + Mikasa), mas esse episódio foi bastante emocionante nesse ponto.
Dava para ver nos olhos do Eren que ele a amava, mas, por algum motivo, seja o destino ou sua própria alienada vontade, ele não conseguiu abrir seu coração como deveria (e creio que desejava).
A Mikasa teve a oportunidade de se declarar e de falar um grande “eu te amo”, mas, de certa forma, eu entendo o lado dela apesar de querer lhe dar um sacode e dizer “mulher, acorda, fala logo que você ama ele”.
A forma como ele olha pra ela é dolorosa. Essa é a palavra. Dor. Eu só consigo ver dor no olhar dele e é isso que me quebra… (Imagem: Reprodução)
Talvez as coisas poderiam ser diferentes se eles tivessem trocado um beijo naquele monte? Fico com o coração na mão em pensar que sim.
Por ser o último episódio da temporada e ter que esperar mais um ano, eu chorei bastante. Não só por isso, mas também por ver a situação em que os personagens se encontravam.
Faz tanto tempo que não os vemos daquela forma: unidos e rindo como amigos. Aconteceu tanta coisa desde a invasão de Marley, desde a morte de Sasha, que creio que eles não são mais os mesmos de antes. Por isso, dói assistir esse flashback.
Passando todo o chororo, vamos comentar sobre as cenas cômicas!
Eles de terno, todos arrumadinhos! Primeira vez no anime que eles parecem estar com o banho em dia. (Imagem: Reprodução)
Preciso dizer que a minha favorita foi a do Levi. Eu já sabia da existência daquele acontecimento por causa do mangá, mas ver aquilo animado foi duas vezes mais engraçado.
O Levi é um dos soldados mais fortes da humanidade. O cara passou por muitos maus bocados, viu inúmeras pessoas próximas a ele morrerem em sua frente, MAS… ele simplesmente congelou quando um palhaço o confundiu com uma criança por conta da sua altura.
Eu nunca ri tanto com Attack on Titan como nessa cena. Ele é meu personagem favorito, então foi muito engraçado ver o choque que ele teve com uma situação tão boba. Uma ótima cena!
O pobre coitado do (meu amado) Levi assim… em choque… P-e-t-r-i-f-i-c-a-d-o por causa de um palhaço. (Imagem: Reprodução)
Agora posso comentar sobre o final ESPETACULAR que essa parte da temporada final teve. Que incrível!
Os titãs colossal nadando e invadindo a praia foi sinistro de assistir. Todos os soldados correndo, completamente amedrontados, vendo que mesmo com dezenas e dezenas de canhões não obtiveram nenhum efeito contra o numeroso exército do Eren.
Então, a cena do século… onde eles apontam para o alto, com muito temor, e dizem “É o Titã de Ataque”. Uau, é incrível escutar isso em japonês, pois eles falam o nome do anime e é muito emocionante.
O Eren está gigantesco e com muito ódio no olhar e no coração.
Foi tenso, tenso demais! (Imagem: Reprodução)
A direção dessa cena está impecável. Fico muito feliz em ver como a MAPPA conseguiu se superar em relação a parte anterior dessa temporada, onde até recebeu duras críticas por conta da qualidade da animação.
Dá pra sentir que essa temporada foi tratada com carinho pelos animadores e por toda a equipe de produção e direção.
Eles usaram uma trilha sonora das antigas e foi forte! Ver os titãs pisoteando centenas de casas, a fumaça subindo, o Eren vindo e aquela música incrível passando no fundo foi uma das melhores coisas que assisti nessa semana.
Não só isso, mas foi bastante chocante ver o paralelo que construíram ao repetirem a última cena do episódio 1, onde Eren vê sua mãe sendo morta na sua frente.
Foi E-L-E-T-R-I-Z-A-N-T-E com toda a certeza!
Vamos de espera mais uma vez, mas creio eu que agora é pra valer: Attack on Titan acaba ano que vem (e eu estou bem chorosa por conta disso). (Imagem: MAPPA)
Dessa forma, nos despedimos de Attack on Titan (por ora) com muita empolgação e emoção.
Agora só precisamos esperar pela terceira (e última) parte desta temporada final que será lançada em 2023. Enquanto isso, pra não ter um treco de saudades, faça como eu e assista todo o anime novamente na Crunchyroll.
Este artigo foi escrito por Vitoria Serpa e publicado originalmente em Prensa.li.