Teatro: O homem mais inteligente da história!
O teatro, diferentemente do cinema, "não emplaca" com qualquer peça, diria que para "dar certo", são muitos fatores "concordando" para então, ser um sucesso. Ou seja, é um outro nível de dificuldade e faz jus ao ditado: A união faz a força!
Após o sucesso nas livrarias pelo mundo, o consagrado romance sócio-emocional de Augusto Cury, O Homem mais inteligente da história, foi adaptado para o teatro.
A peça
Ela fala sobre religião, espiritualidade e romance. O espetáculo teatral conta com uma direção coletiva, e trás a história de um homem que dedicou a sua vida ao conhecimento. Que buscou a sabedoria acima de tudo e que se tornou o mais inteligente da história. É uma comédia inteligente e bem-humorada, que promete divertir o público.
O elenco
Fazem parte do elenco @danielsatti, @francishelenacozta, @rerznde, @muriloferin, @priscilladieminger, @piialonso.
Todos tem uma presença de palco digna da incumbência dessa grande peça. Pois se trata de um best-seller, e do renomado autor @augustocury, o que significa que a história em si já foi um sucesso, então um elenco de qualidade é fundamental para fazer acontecer.
Não há nenhum "figurão" atuando, mas não seria surpresa se muitos deles, senão todos viessem a ter um boom em suas carreiras artísticas, depois do sucesso desse espetáculo.
Muito atenciosos com a plateia, não perdem a concentração por qualquer coisa, e há dinamismo em suas atuações, o que é necessário quando se trata de atuar no palco.
A adaptação
Adaptar um livro para o cinema ou série, é bem comum, e ou você ama, ou odeia. Em geral isso ocorre porque a adaptação não é fidedigna. Dar um jeito de representar o que está no papel, para um filme ou série e que caiba no orçamento, é o objetivo.
Essa peça em questão, obviamente não trouxe o livro todo para o palco, mas sim a sua essência e o fez com excelência. Um cenário pensado para se adaptar a teatros com palcos de tamanhos variados, usa a iluminação com um time perfeito, deixando as cenas entre passado e presente muito bem divididas.
As atuações não ficaram devendo em nada, passando a mensagem contida no livro de forma clara, objetiva, sem distorcer nada daquilo que o autor trouxe ao leitor com a sua escrita.
A realidade
Adaptar um livro para outro formato de contar histórias, seja filmes, séries ou teatro, trata-se de algo grande e complexo. Envolve muitos recursos. Mesmo o autor não entendendo nada de roteiros ou de adaptações, ele deve estar participando da produção.
Infelizmente, isso não acontece sempre, aliás é bem raro. E isso faz com que tenhamos 2 obras muito distintas, apesar de compartilharem o mesmo nome e enredo, acontece com frequência de quem leu o livro detestar seja o filme ou a série.
A diferença dessa peça em si, começa por aí, o autor do livro, Augusto Cury, fez a adaptação juntamente com a também atriz, Francis Helena Cozta, ou seja, participou diretamente de todo o processo.
Ainda que em muitos casos, não dê para ser idêntico ao que está no livro, a ideia original pode ser expressa de outras formas, e o autor estando presente, saberá dizer se a opção usada para adaptar, passa a mesma mensagem ou não.
Assunto do livro
O livro O Homem mais inteligente da história, conta a épica jornada de Marco Polo, um cientista ateu, que foi desafiado a desvendar a fascinante mente de Jesus.
Nas palavras do autor: "O psiquiatra Marco Polo é um cientista respeitadíssimo, especialista no funcionamento da mente e autor do primeiro programa mundial de gestão da emoção."
O protagonista, ateu declarado, vai à uma reunião na ONU, onde é desafiado a estudar a inteligência do homem mais famoso da história: Jesus. Mas ele se recusa a fazê-lo. Todavia, a platéia de intelectuais o instiga a realizar essa empreitada. Depois de muita resistência, Marco Polo aceita o desafio.
Ele se dedica, busca outros estudiosos e monta um estudo sério, que não foi fácil de continuar, porque envolve muitas vidas e com elas, muitas emoções. E gerir emoções é o objetivo da vida do protagonista.
No fim, ele esperava encontrar um homem comum, sem grandes habilidades intelectuais, mas pouco a pouco fica abalado e conclui que a mente do personagem mais conhecido da humanidade permanece um mistério, inclusive para os bilhões de pessoas que o admiram.
É o livro de número 3 de um total de 5. O autor classificou esta, como a obra de sua vida: "Este romance é uma obra vital para a minha carreira. Fruto de 15 anos de estudos e pesquisas, é uma coleção que vai abalar nossas convicções." Dr. Augusto Cury.
A Turnê
A turnê "O Homem mais inteligente da história" começou em São Paulo em Junho, e fez o eixo Triângulo Mineiro no último final de semana. A classificação indicativa é de 10 anos e tem duração de aproximadamente 85 minutos. Para descobrir as próximas paradas da peça com essa equipe maravilhosa, basta acompanhar a página deles no Facebook!
Este artigo foi escrito por Reinaldo Coelho e publicado originalmente em Prensa.li.