Imagem: Scott Graham via Unsplash
A SoFi Technologies iniciou o processo de compra da plataforma de software de Digital Banking, Technisys, por aproximadamente US$ 1,1 bilhão, avaliando-a, assim, como uma startup unicórnio.
Com sede em São Francisco, a SoFi é uma empresa norte-americana de finanças pessoais online, que fornece produtos financeiros, incluindo refinanciamento de empréstimos estudantis, investimentos e serviços bancários por meio de aplicativos móveis e interfaces de desktop.
O anúncio foi feito na última terça-feira (22), e a transação deve ser concluída no segundo trimestre de 2022. Os acionistas da Technisys devem receber cerca de 84 milhões de ações da SoFi.
Em nota, Anthony Noto, CEO da SoFi, disse estar animado com a possibilidade de entregar a tecnologia da Technisys, sob o guarda-chuva da SoFi Technologies, a centenas de milhões de clientes em todo o mundo.
“A Technisys construiu um negócio atraente e de rápido crescimento com uma tecnologia estratégica única e crítica que todas as principais empresas de serviços financeiros precisarão para acompanhar a inovação digital.”
A Technisys é um dos principais provedores mundiais de plataformas de banco digital de próxima geração. Seus co-fundadores Miguel Santos, Adrián Iglesias e German Pugliese Bassi, começaram a empresa em 1995, com a visão de um negócio que pudesse agregar valor ao mercado e aos clientes, ajudando-os a se destacar na experiência do cliente.
Com a aquisição da Technisys, a SoFi espera ter maior controle de sua própria plataforma bancária central, com a tecnologia de back-end que os bancos usam para alimentar aplicativos de banco móvel, abrir contas e acompanhar os depósitos dos clientes.
A tecnologia da Technisys – a mais usada por bancos da América Latina atualmente – possibilitará o lançamendo de serviços financeiros personalizados para os clientes bancários da SoFi. Além disso, outros bancos e empresas de tecnologia financeira também poderão utilizá-la.
A aquisição deve aumentar a receita da SoFi, que estima um crescimento de até US$ 800 milhões adicionais até 2025. Serão 89 milhões de contas atendidas pela Technisys e SoFi nos Estados Unidos, México e Colômbia.
Em nota para imprensa, Miguel Santos disse estar entusiasmado com a união das duas empresas. “Estamos confiantes de que, juntos, podemos oferecer a melhor experiência financeira da categoria para players de serviços financeiros tradicionais e não tradicionais em uma velocidade maior do que nunca.”
Após o fechamento da aquisição, a Technisys vai operar como uma subsidiária independente da SoFi Technologies, fazendo parte de sua oferta de plataforma de tecnologia, com Miguel Santos permanecendo como CEO.