Tecnologias de Black Mirror próximas a realidade
A série original da Netflix 'Black Mirror' surpreende a cada temporada com episódios que unem tecnologia e sociedade, de uma forma extremamente chocante em cada narrativa.
Porém, mesmo que alguns desses aparatos tecnológicos pareçam futurísticos demais para nossa sociedade, muitas coisas abordadas na série podem ser encontradas agora ou muito em breve.
Eis então, alguns episódios de Black Mirror com tecnologias reais ou próximas de ser.
(Alerta: pode conter spoiler)
Playtest
Esse episódio conta a trajetória de um rapaz que serve de cobaia para um novo jogo em formato de realidade virtual, onde todas as memórias do seu cérebro podem ser acessadas e utilizadas dentro da história.
Reprodução: Netflix
Não somente no mundo dos jogos, mas também em outras áreas da vida cotidiana, já existe um estudo para implementar a realidade virtual na sociedade. Um bom exemplo disso é o desenvolvimento do Meta, que pretende mudar como vivemos na internet, nos colocando de forma realmente ativa dentro dela.
San Junípero
Provavelmente um dos únicos episódios com um final não trágico da série, San Junípero trás a história de duas mulheres que estão próximas de suas mortes e se conhecem dentro de uma espécie de upload de consciência que simula diversas épocas da história e locais do mundo, trazendo a possibilidade da vida eterna dentro desse grande arquivo de mentes.
Reprodução: Netflix
Trazendo a narrativa para o mundo real, a empresa Nectome, fundada por pesquisadores do MIT, possui uma pesquisa que pode tornar essa prática de transferência cerebral para uma espécie de nuvem de arquivos digital em realidade em um período de 50 anos e torná-la comum em cem.
Be Right Back
Essa história da série apresenta uma mulher que perdeu o seu marido de forma repentina e descobre que é possível continuar se comunicando com ele através do uso de uma inteligência artificial, que identifica comportamentos padrões da pessoa em questão dentro das redes e os utiliza para sintetizar seus padrões de fala e expressão.
Reprodução: Netflix
A inteligência artificial é uma das áreas em maior desenvolvimento e crescimento dentro da modernidade. Serviços de assistência virtual com Alexa, Siri e Google Assistente já estão presentes e fazem cada vez mais parte da realidade cotidiana.
E, como nossas informações estão espalhadas por toda internet, não vai ser um passo muito distante para que essas tecnologias sejam capazes de mimetizar nossos comportamentos.
The Entire History Of You
Dentro dessa narrativa de Black Mirror, praticamente toda a sociedade possui um chip implantado no pescoço que possibilita que qualquer momento vivido seja armazenado como uma foto ou um vídeo na própria memória, podendo ser acessado a qualquer momento.
Isso traz à tona um problema dentro de um relacionamento quando, ao acessar memórias antigas, um rapaz descobre uma traição por parte de sua mulher, descobrindo que não é pai de sua filha.
Reprodução: Netflix
Trazendo para os contextos atuais, a gigantesca empresa de tecnologia Samsung, está desenvolvendo um projeto de lentes de contato que tira um foto a cada piscada do usuário e a desenvolvedora Snap Inc está produzindo um óculos que pode gravar um vídeo de até 10 segundos e armazenar o conteúdo.
Este artigo foi escrito por Giovana Ribeiro e publicado originalmente em Prensa.li.