Tendências de tecnologia e inovação para 2022
Com a pandemia e os avanços tecnológicos, a sociedade foi se modificando e se adaptando ao modo online, o que significa que novos hábitos foram adquiridos. O modo como vivemos atualmente pede praticidade e inovação.
O digital está muito presente na vida de todos, tornando-se parte do cotidiano social e empresarial. O home office, por exemplo, já é uma prática adotada por várias empresas, que adotaram de vez essa modalidade.
Para facilitar a vida dos internautas, neste ano (2022), surgiram várias novidades no campo da tecnologia. Sendo assim, confira quais são essas novidades e fique ligado para não ficar de fora do que o futuro tecnológico nos reserva!
3 tendências de tecnologia e inovação
Entre as tendências de tecnologia e inovação para esse ano, temos:
Realidade aumentada
Realidade virtual
Nanoinfluenciadores
Agora que vimos quais são as principais tendências, o que cada uma significa e tem a oferecer? Confira, a seguir:
Realidade aumentada e realidade virtual
Desde antes da pandemia, estes conceitos já estavam presentes na sociedade, mas não eram muito difundidos para aqueles que não estavam inseridos no campo da tecnologia e inovação.
No entanto, com a pandemia, surgiu a necessidade de aprofundar os estudos sobre realidades virtuais pois a locomoção era reduzida, o que fez com que a necessidade de escape da nossa realidade fosse maior.
Então, o que é realidade aumentada e realidade virtual? Os conceitos podem ser parecidos, mas não significam a mesma coisa.
A realidade aumentada registra imagens digitais e as reproduz no mundo real, através de lentes ou de smartphones. A realidade aumentada tem como base/plano de fundo o ambiente material e o combina com elementos virtuais para criar uma realidade mista. Os videogames, por exemplo, são realidades aumentadas.
Já a realidade virtual, trata-se de uma experiência de imersão num ambiente fictício, como um videogame, um filme etc. Essa tecnologia, conhecida como VR (Virtual Reality), utiliza dispositivos, como óculos ou capacetes equipados com telas adaptadas para simular um espaço tridimensional, fazendo com que o internauta se sinta presente naquele lugar.
Para exemplificar melhor como cada realidade funciona, podemos definir que, na realidade virtual, por exemplo, podemos explorar um mundo cheio de criaturas fictícias ou extintas e, por outro lado, na realidade aumentada vamos apenas ver essas criaturas se movendo no ambiente ao nosso redor.
Essas duas tecnologias estão sendo implementadas de maneiras diferentes na nossa sociedade e possuem a capacidade de alterar, significativamente, quase todos os setores.
Nanoinfluenciadores
Os avanços tecnológicos possibilitaram novas formas de se fazer marketing e de alcançar o público-alvo. Para vender produtos e disseminar ideias e hábitos, os influenciadores digitais têm ganhado a atenção das organizações, principalmente os nanoinfluenciadores.
Os nanoinfluenciadores, categoria de influenciador digital, são pessoas que possuem uma relevância no meio virtual e um determinado público que os acompanha nas redes sociais.
Mas afinal, o que essas pessoas fazem de tão relevante na internet? Eles criam conteúdos que visam auxiliar de alguma forma seus seguidores, como é o caso de quem faz resenhas de cosméticos ou ensina uma língua estrangeira, por exemplo.
Qual a diferença entre influenciador e nanoinfluenciador? Para serem considerados nanoinfluenciadores, os criadores de conteúdo devem possuir, no mínimo, 1.000 seguidores, além de uma boa quantidade de engajamento em suas redes sociais. Porém, o que vale mesmo é o engajamento que você possui, pois é essa métrica que mostra sua relevância e capacidade de alcançar o público.
Essas foram algumas das principais tendências de inovação e tecnologia para este ano, mas muita coisa ainda está por vir, já que os avanços tecnológicos não param e novas ideias são apresentadas todos os dias.
Este artigo foi escrito por Brenda Natália e publicado originalmente em Prensa.li.