Luckas Judocka, Engenheiro de Soluções da Turing, media um painel cheio de grandes profissionais. Klaus Kiessling, sócio da KPMG, Larissa Lotufo, Senior Cybersecurity Consultant da NTT Data e Longinus Timochenco, CISO da KaBuM!. Eles falam sobre as principais tendências em segurança digital.
Começam com as principais dicas sobre o que está sendo feito de errado pelos times de segurança.
Larissa alerta para que não desconsiderem a segurança da informação. 39% das empresas não tem um setor dedicado à cibersegurança, mesmo quando já temos uma legislação própria para tal, com a LDPG. Na mesma linha, Longinus aponta para como “não pensar em segurança” é uma posição obsoleta. Não podemos tratar segurança somente com tecnologia. Precisamos de preparo para absorver estas tecnologias. O foco útil é educação.
Klaus nota como temos novos riscos o tempo todo. Tivemos um boom na maturidade da GDPR. No Brasil, pessoas banalizam dados já há muito tempo, e esse tipo de atitude leva a riscos como ataques de Ransomware.
Larissa conta sobre como encarar a cibersegurança como uma rotina é algo muito recente, só tornando-se verdadeira prioridade agora na Pandemia.
Klaus também aborda como o que falta para que as boas práticas funcionem é simplesmente aplicá-las. Assim como adequarmo-nos às metodologias e tecnologias novas. Luckas lembra como todo dia aparece uma nova forma de ataque, de invasão.
O grupo aborda ainda visões para o futuro, e as soluções mais interessantes para melhora da segurança como um todo que já são uma possibilidade.
Uma conversa dinâmica, informativa e completa. Assista na íntegra no vídeo acima!
Este artigo foi escrito por Klaus Kiessling e publicado originalmente em Prensa.li.