Tendências tecnológicas para o segundo semestre de 2022
A segunda metade do ano de 2022 será recheada de novas tendências no mercado de tecnologia. Segundo uma pesquisa realizada pelo TMT Predictions (Previsões em tecnologia, mídia e telecomunicações), deve haver um aumento na procura dos chips, e o Wifi 6 seguirá em crescimento em detrimento do 5G. O Metaverso continuará a chamar a atenção no mercado e trazer cada vez mais pessoas, seguindo com as propostas de maximizar o públicas e atrair outras marcas.
Os produtos do mercado de tecnologia precisam cada vez mais de chips, isso aumenta a demanda, mesmo que a oferta permaneça a mesma. Por isso, o esperado é que haja um atraso ao longo de 2022, para que a oferta atenda a demanda. É previsto ainda, que alguns chips específicos ficarão em escassez, porém, provavelmente será uma crise menos grave que em 2021 e não será em todos os tipos de chips.
O 5G, como era esperado, vem sendo adotado em diversos países. Entretanto, os dispositivos compatíveis com o Wifi 6 estão sendo mais procurados. O estudo prevê que ao longo dos anos a tendência será a maximização do Wifi 6.
No segundo semestre de 2022, ocorrerão discussões para a regulamentação da inteligência artificial de forma sistemática. Acredita-se que em alguns lugares tentarão banir alguns tipos de sistemas que utilizem o IA, como por exemplo, reconhecimento facial em lugares públicos, por questões de privacidade e segurança.
O avanço tecnológico na área da saúde é notório, a implementação de inteligência artificial na área permite ajudar diversas pessoas a detectar e prevenir problemas de condições crônicas e mitigar doenças mais graves. A previsão é que nos próximos dois anos sejam produzidos mais de 300 milhões de dispositivos para a saúde, bem como um aumento intenso de aplicativos que tem como objetivo auxiliar a saúde mental, chegando a uma receita de 500 milhões de dólares.
Este artigo foi escrito por Gustavo Lazzarini e publicado originalmente em Prensa.li.