Terra Luna acabou? Criptomoeda perdeu 99% do seu valor. O que deu errado?
Imagem: Luna Foundation
Falha no protocolo UST faz projeto promissor virar pó e perder credibilidade no mercado.
O mar vermelho no mundo das criptomoedas segue derrubando os preços a cada dia, o projeto Terra Luna foi o mais afetado.
Seguindo a tendência econômica, o Bitcoin (BTC) segue em um momento de perda de valor, equivalente ao que vemos no S&P 500 e as altcoins acabam sofrendo maior impacto.
O projeto Terra Luna seguia como uma das criptomoedas mais promissoras dos últimos meses, chegando a valer U$118 em algumas corretoras, viu o seu projeto colapsar com o seu valor caindo para menos de US 0,01.
Entenda o que aconteceu.
Falha no protocolo UST implodiu o valor do Token Luna
A Terra é um protocolo de criação da UST, stablecoin que se propõe a manter sempre a paridade com o dólar americano, sendo 1 UST = US 1. O termo stablecoin significa exatamente que a moeda deve ser estável.
As stablecoins são utilizadas para fugir da volatilidade do mercado de criptos. Dessa forma, com esse objetivo o protocolo Terra foi criado para se tornar mais uma opção para investidores do mundo cripto.
Para cada UST sacado, o protocolo queima unidades de Luna equivalentes a 1 dólar para que assim, o valor de mercado seja mantido.
A Luna, era o par UST do projeto Terra, responsável por manter a estabilidade e a paridade da stablecoin. O protocolo realizava a conversão de forma automática
Aproveitando-se disso, uma carteira com grande valor de mercado sobrecarregou a rede UST, comprando cerca de 1 bilhão de USTs de uma só vez e realizou o saque desse valor.
O processo foi repetido por algumas vezes, até que a rede começasse a ficar sobrecarregada. Automaticamente, bilhões de Lunas começaram a ser criadas para tentar manter a paridade da UST mas sem conseguir sucesso.
Com a queda de valor da UST, um pânico generalizado foi se instalando no mercado.
Bilhões de tokens Luna foram criados
Quando o sistema UST entrou em colapso, bilhões de Lunas foram criadas e o seu valor de mercado virou pó.
A lógica funciona assim: quanto menos tokens existe, mais escasso ele é. Seguindo a lógica, quanto mais tokens circulando no mercado, menor será o seu valor.
Dessa forma, sem conseguir cobrir o lastro que ficou na UST, a Luna derreteu em poucas horas em um ciclo sem fim. Perdia valor por ter mais unidades sendo geradas automaticamente sem controle e ao mesmo tempo os tokens gerados não eram suficientes para recuperar o lastro da UST.
Luna chegou a ser deslistada da Binance
Devido ao grande colapso que a Luna sofreu, Changpeng Zhao (CZ), o CEO da Binance criticou duramente o projeto e chegou a deslistar por algumas horas o projeto, dentro da corretora.
“Estou muito desapontado com a forma como este incidente UST/LUNA foi tratado (ou não tratado) pela equipe do Terra. Solicitamos que a equipe deles restaurasse a rede, queimasse o LUNA extra cunhado e recuperasse o pino UST. Até agora, não obtivemos nenhuma resposta positiva, ou muita resposta”, disse em seu perfil no Twitter.
Pouco tempo depois, a equipe do projeto Terra entrou em contato com CZ e após uma conversa, o projeto foi novamente listado, mas apenas na modalidade Spot, fora do mercado de Futuros (pelo menos até a data de criação deste artigo).
Vale a pena comprar Luna?
Não é possível prever o futuro, ainda mais em um mercado tão incerto quanto o de criptos. A verdade é que o projeto Terra perdeu totalmente sua credibilidade junto aos investidores.
Pessoas perderam boa parte dos seus investimentos, indo à falência em apenas algumas horas.
Já existe um plano de recuperação do projeto em andamento, mas será necessário tempo para que o mercado reaja e recupere a confiança, caso recupere.
Invista com responsabilidade, pois o mercado de criptos pode virar da noite para o dia.
Este artigo foi escrito por Leandro Vidal e publicado originalmente em Prensa.li.