Tik Tok: o sucesso e investimento da rede social do momento
“A-C-O-R-D-A Pedrinho, que hoje tem campeonato” é o trecho de uma música que está viralizando dentro e fora do Tik Tok.
E não somente esta música viciante, mas várias outras produções musicais estão ganhando destaque no Tik Tok por conta de seu ritmo contagiante e dancinha que conquista o público.
E o sucesso, aparentemente, da plataforma só tende a crescer: em 2021, o Tik Tok alcançou a marca de mais de 1 bilhão de usuários, o que corresponde a 14% da população mundial. É um número muito grande, não é mesmo?!
Mas afinal, o que está por trás do sucesso do aplicativo e como isso tem causado uma movimentação na esfera econômica? Confira um pouco mais adiante nos próximos tópicos.
O nascimento do Tik Tok
O Tik Tok é uma rede social usada para compartilhar vídeos curtos de até 3 minutos, porém oferece muitos recursos para editar o conteúdo: você pode adicionar filtros, legendas, músicas de fundo, GIFs, clipes, ou seja, é um lugar para usar toda a criatividade da melhor forma possível.
O TikTok se tornou famoso por conta da sua marca de viralização. Os usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, fazem brincadeiras que impulsionam o usuário a querer participar do entretenimento.
Sua primeira aparição foi no solo chinês, em 2014, com o nome Musical.ly, onde os usuários gravavam vídeos dublando diversos tipos de músicas.
Contudo, em 2017, a corporação foi comprada pela ByteDance, uma empresa chinesa de tecnologia da Internet que dirige vários programas de conteúdo. Desta forma, o Musical.ly passou a ser conhecido como Tik Tok.
O seu “BOOM” aconteceu durante a pandemia da covid-19 em 2020. Foi nesse período – mediante ao isolamento social e a procura por lazer dentro de casa – que o Tik Tok passou a ser mais conhecido, ultrapassando a marca de mais de 2 bilhões de downloads nos serviços de distribuição digital.
Chamando a atenção das empresas
Além de trazer o entretenimento para seus assinantes, o Tik Tok passou a chamar a atenção de várias marcas de empresas de pequeno e médio porte. Isso se deve pela plataforma possibilitar que cada conteúdo postado consiga ser viralizado e chegar aos olhos daqueles que possuem o aplicativo.
Pensando em crescer e expor sua marca ao público, corporações passam a usar o Tik Tok como forma de investir sua marca e sua influência no ramo econômico.
Por exemplo, a marca brasileira Guaraná Antarctica foi uma das primeiras a investir na plataforma. A empresa tem seu próprio perfil na rede e diversas parcerias com influenciadores e tiktokers. Diversos conteúdos são feitos para a rede social, levantando a diversão, de forma leve e descontraída, inserindo o refrigerante nos vídeos e desafios, expandindo assim, a marca e o consumo.
Aumentando suas fronteiras
Este ano, o Tik Tok aparenta estar querendo aumentar a sua área. Além de ter iniciado a fase de testes para implantar jogos dentro de seu ambiente digital, o Tik Tok também está criando uma nova estrutura para integrar o e-commerce, se tornando mais robusto para o marketing digital.
O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é um serviço onde todo o processo de compra e venda é feito por meio da internet.
Essa novidade deixou diversas empresas empolgadas em investir no marketing digital através do Tik Tok. Isso porque, diferente do Instagram e Facebook, o TikTok entrega conteúdos de maneira coesiva e objetiva, sendo um dos pilares do sucesso da plataforma.
A integração é feita por meio da conexão da plataforma de e-commerce com o gerenciador de anúncios , o TikTok Ads Manager, assim os produtos irão ser integrados à rede social.
Dessa maneira, o empreendedor poderá criar campanhas para suas vendas, gerenciar as visualizações e manter a firmeza do conteúdo ao clientes.
Através da tecnologia do pixel que o Tiktok possui, todas as modificações feitas na loja virtual já estarão conectadas prontamente. Prático, não acha?!
Pelo visto, o Tik Tok só tende a crescer mais ainda, conquistando o setor do entretenimento, da publicidade e do mercado digital, que está dando largos e prestigiosos passos na nossa esfera social.
Mas e você? O que acha dos novos planos de conquista do Tik Tok?
Este artigo foi escrito por Sarah Gomes e publicado originalmente em Prensa.li.