Top 3 filmes dinâmicos e criativos que envolvem tecnologia
Imagem: Blog Huma
“A humanidade está adquirindo toda a tecnologia certa por todas as razões erradas”. R. Buckminster Fuller
Você está lendo este artigo através da tela do seu celular, não é mesmo? Ou, certamente, através da tela de um computador?
Se tornou muito prático o uso desses dispositivos digitais no nosso cotidiano, afinal de contas, eles são produtos de tecnologia.
Essa companheira nasceu no meio da Revolução Industrial, e cresceu de um jeito avassalador no decorrer dos anos até o nosso presente.
Observem uma prova de como ela se tornou nossa aliada no dia a dia :
“Pesquisa do IBGE mostra que 82,7% dos brasileiros têm acesso a internet.”
Seu crescimento foi tanto que a tecnologia é representada de diversas maneiras no ramo do entretenimento, principalmente no cinema. Pensando nisso, separei aqui 3 filmes bastante dinâmicos e autênticos que envolvem tecnologia.
Já reserve algum filme para assistir na sua sessão da tarde!
Com o celular e uma pipoca na mão, vamos lá!
Buscando…
Imagem: Pipocas Club
“David Kim se desespera quando sua filha de 16 anos desaparece e as investigações policiais não levam a lugar nenhum.
Decidido a descobrir o paradeiro da filha, ele usa o computador da menina para vasculhar suas fotos e vídeos em busca de pistas.”
Alô, fãs de suspense e mistério! Esse aqui é para vocês!
Esse filme é mais uma produção dirigida por Aneesh Chaganty. Nela, é abordada de maneira sucinta como a tecnologia consegue vestir a roupa de detetive e fazer o papel de Sherlock Holmes.
Na obra, David Kim usa ferramentas computacionais para conseguir descobrir o que aconteceu com sua filha Margot e também desvendar o filtro que ela usava nas redes sociais que escondia quem ela era e o que sentia.
Por isso, o filme é algo totalmente criativo e realista!
Vale a pena assisti-lo se você curte ser detetive!
Obs: há boatos de que a sequência está sendo produzida pela Sony Pictures, segundo o Pipocas Club.
O dilema das redes
Imagem: Brasil de fato
“Especialistas em tecnologia do Vale do Silício soam o alarme do perigoso impacto das redes sociais na democracia e na humanidade como um todo.”
Você já percebeu que quando você pesquisa uma coisa simples no Google, as outras plataformas, como o Youtube ou Instagram, começam a te notificar de assuntos sobre aquele tema?
Pois é, no documentário da Netflix, O dilema das redes, você vai entender que tudo isso (e muito mais) está vinculado a mecanismos produzidos para te deixar mais ligado às redes sociais.
Também há no documentário relatos de pessoas que trabalharam em grandes corporações de tecnologia.
Seus posicionamentos apontam que a tecnologia do mundo virtual é um avanço positivo, contudo, suas consequências em excesso podem tornar os usuários presos no ambiente digital.
Se você gosta de analisar e explorar um outro ponto de vista, este documentário é uma ótima opção!
Nossos sonhos de Marte
Imagem: Plano Critico
Estrelando Lana Condor, de Para Todos os Garotos que Já Amei, e Cole Sprouse, de Riverdale, eu vos apresento, Nossos Sonhos de Marte.
O novo bebê da HBO MAX lançado no fim de março deste ano precisa estar aqui no nosso top 3.
De modo bem resumido:
“Mistura de comédia romântica com ficção científica, Nossos Sonhos de Marte acontece em um futuro no qual Marte tornou-se habitável, sendo colonizado pela elite da humanidade.
Dois estudantes universitários muito diferentes se juntam e embarcam em um ônibus espacial para viajar ao Planeta Vermelho e se reunir com seus amados.”
O filme todo é bem leve e aborda uma questão muito interessante no nosso tempo: a viagem para Marte.
Eu sei que já temos muitos filmes com esta temática. Contudo, Nossos Sonhos de Marte mostra um outro ponto de vista sobre o assunto de um jeito bem humorístico.
Por exemplo, no contexto da obra, o ano é 2049 e Marte está sendo povoado. Os investimentos para tornar Marte uma “nova Terra” acaba produzindo muito lixo, o que causa vergonha para colonizadores.
Como forma de melhorar isso, a corporação de tecnologia responsável pela viagem manda todo o lixo para a Terra. Sim, muito estranho a princípio, não é?
Porém, vale a reflexão sobre usar os avanços tecnológicos adquiridos para melhorar nosso planeta e não abandoná-lo no meio de detritos.
Gostou de algum desses filmes?! Espero muito que tenham curtido ;)
Obrigada por ler até aqui e nos vemos por aí!
E desejo uma boa sessão pipoca!
Este artigo foi escrito por Sarah Gomes e publicado originalmente em Prensa.li.