As TOP Ações da Bolsa
Você deve estar pensando que esse é mais um artigo tipo aqueles que são feitos por casa de análise sinalizando algo assim;
“As ações mais promissoras da bolsa”.
“Conheça agora as três ações que irão alavancar seus rendimentos”.
“AS ações mais valiosas na bolsa de Valores”.
Sinto muito frustrar sua intenção! Quero dizer na verdade que essa não é minha intenção. Sei que vivemos em um mundo imediatista, onde queremos resultados fáceis e rápidos, de preferência. Se acha que esse artigo vai te apontar para a “Nova Magalu”, se enganou, meu bem! Mas calma aí, você não precisa abandonar a leitura dele logo no início assim de cara.
Na verdade eu nem poderia mesmo fazer isso, pois não sou nenhuma analista de ações ou gestora de contas. Mas você poderia estar pensando quem sou eu para falar de Ações Top na Bolsa de Valores? Quem sou eu nem importa tanto assim, fato é que irei falar de ações que funcionam para tudo na vida, ou quase tudo! Não falarei de ações como nome de empresas, CNPJ ou “tickers” (que são os códigos pelos quais negociamos ações na b3 – nossa bolsa de valores brasileira). Talvez não seria o artigo mais recomendado, mas acredito que o nome mais apropriado para esse artigo seria “Suas Top Ações na bolsa de Valores”. Sabe aquela ideia de ser o protagonista da história de sua vida? Isso mesmo! Isso funciona pra quase tudo na vida, inclusive para investimentos. Então, se você deseja ter uma vida financeira mais equilibrada, sem ficar dependente de governo, economia ou mesmo recomendação de analistas e assessores de investimentos, sem saber “bulufas” do que eles dizem, siga essas dicas. Elas não costumam falhar:
1. TRABALHE
Isso mesmo. Não pense que você vai começar a investir hoje e logo logo terás uma fortuna ao seu alcance. Se liga nessa dica: Os investimentos por si só não te trarão riqueza. O poder de ganho está em seu trabalho. Por isso, valorize seu trabalho! Caso a as portas tenham se fechado, não desista: Que tal olhar para suas potencialidades e colocar aquela ideia de empreender que estava no papel em prática. Use a criatividade!
2. POUPE
Já viu aquelas pessoas que trabalham só para pagar contas? Pois é: Elas trabalham duro, mas nunca sobra dinheiro pra nada! Não adianta ganhar mais e passar a gastar mais na mesma proporção ou aumentar o padrão de vida. Poupe parte de sua renda. Segure por um tempo e vai ajustando seu padrão de vida sempre abaixo do que você ganha.
3. Planeje
Tem vontade de trocar de carro ou de casa? Ou mesmo fazer aquela viagem dos sonhos? Saiba que isso é possível e melhor: sem você se endividar! Se você criar o hábito de planejar sua receita e seus gastos mensais fazendo um planejamento de curto, médio e longo prazos, vai perceber que seu dinheiro pode fazer “milagres”.
4. Estude
Minha mãe já dizia: “Minha filha, estude. O conhecimento é a única coisa que não podem tirar de você!” E não é que ela tinha razão? Já ouvi dizer também que “conhecimento traz o melhor rendimento”, se isso for verdade Conhecimento em Educação Financeira enriquece! Comece pelo básico: A diferença entre Renda Fixa e Renda Variável, a importância de ter uma “Reserva de Segurança” ou leia sobre os diversos produtos de investimentos existentes no mercado. Aproveite as informações disponibilizadas em sites ou vídeos como o youtube. Tem muito conhecimento espalhado aqui na internet. Foi assim que comecei.
5. Pratique
“A teoria na prática é outra”. Tem um monte de ‘especialistas’ no mercado que vivem a máxima: “Faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”. Investir tem, digamos... “um quê de subjetividade”. O Mercado Financeiro é muito volátil, é preciso incorporar a identidade de investidor e perceber como esses altos e baixos te afetam. No início é normal ter certa insegurança, mas conforme você vai aprendendo e praticando, começa a perceber como de verdade funciona.
6. Gerencie seus investimentos
Tão importante quanto estudar e praticar é o fato de você gerenciar seus investimentos. Lembre-se eles são seus e nada mais justo do que você controlá-los – saiba que se você não fizer, o mercado fará! – Tenha sempre em mente um objetivo ao começar seus investimentos, gerenciá-los vai te dar clareza de onde já está frente aos objetivos que traçou ou se eles ainda fazem sentido pra você frente a nova fase de vida ou ao movimento do mercado. Não se esqueça que as ações na bolsa são suas ações e se seguir esses conselhos elas serão por si só: “Suas Top Ações na Bolsa”.
Crédito da imagem: Arquivo pessoal
Este artigo foi escrito por Carla Araújo e publicado originalmente em Prensa.li.