Trabalhando com strings em Python - parte 1
Este artigo faz parte de uma série de introdução ao Python, uma das linguagens de programação mais importantes e populares do mercado. Se você caiu aqui de paraquedas, e está a fim de aprender a programar nessa linguagem, não se preocupe: leia o artigo de introdução e os demais em sequência.
No artigo anterior nós aprendemos a trabalhar com números em Python. Agora vamos nos aprofundar um pouco mais e ver como lidar com outro tipo de dado importante, as strings.
Estas, nada mais são que cadeias de caracteres. Ou seja, tratam-se de sequências de letras e números e outros caracteres usados para armazenar informações. Como já vimos no artigo sobre tipos de dados, não podemos esquecer que ao manipular strings devemos sempre utilizar aspas simples ou duplas. Confira:
ola = “Olá, ”
mundo = ‘mundo!’
Nos exemplos acima declaramos duas strings. Uma usando aspas duplas; outra, simples.
Concatenando strings
Agora, se quisermos juntar as duas é fácil. Basta usar o caractere “+”.
print(ola + mundo)
O resultado impresso na tela será: "Olá, mundo!"
Quem preferir, pode armazenar a nova string numa variável antes de exibir:
x = “Aprender ”
y = “Python ”
z = “é fácil.”
msg = x + y + z
print(msg)
Acessando partes de uma string
Podemos facilmente acessar partes de uma string em Python lançando mão de índices. Para isso devemos usar os colchetes ([]). Entre eles digitamos o número que corresponde à posição do caractere dentro da variável de string.
Assim, de acordo com a nosso exemplo anterior, a variável “msg” tem o conteúdo: “Aprender Python é fácil.”. Para acessar o primeiro caractere digitamos no console do Python:
print(msg[0])
O comando “print” acima imprimirá a letra “A” na tela. Para exibir a próxima letra dentro do texto, por sua vez, é só executar o seguinte comando:
print(msg[1])
E assim por diante.O interessante sobre o Python é que podemos fazer o inverso e acessar os caracteres da string a partir do último. Parece complicado, mas é bem simples. Usando números negativos, ou seja, menores que zero, conseguimos acessar os caracteres na posição correspondente. A diferença é que desse modo o último caractere corresponde ao índice -1.
Execute o seguinte exemplo e veja o que acontece:
numeros = “1234567890”
print(numeros[-1])
Se estou certo, e estou, a saída será“0” (sem as aspas).
Para continuar imprimindo os caracteres anteriores, basta incrementar o índice negativo. O comando “print(numeros[-6])”, por exemplo, exibe o caractere “5”. Lembrando que estamos lidando com string, por isso, não me refiro ao número 5.
Acessando intervalos de uma string
Por diversas razões podemos querer acessar determinados intervalos dentro de uma variável do tipo string. Nesse caso podemos definir o índice inicial e o índice final desse intervalo separados pelo símbolo “:” dentro dos colchetes. Vamos ao exemplo:
x = “Python”
print(x[1:3])
O código acima quando executado no console do Python imprimirá o seguinte: “yt”(sem as aspas). Através dele estamos dizendo para o interpretador exibir o conteúdo da variável “x” começando no índice 1 até o 2, isto é, o segundo e o terceiro caractere, respectivamente. É preciso estar atento ao fato de que o índice final é exclusivo. Ou seja, como o número do índice final é 3, na verdade, estamos dizendo para imprimir até 2.
Um detalhe interessante sobre esse método é que ele nos permite omitir um dos parâmetros. Por exemplo:
print(x[:3])
O resultado para o código acima é a exibição da string “Pyt” e equivale a esse:
print(x[0:3])
Agora se quisermos fazer o inverso também é possível:
print(x[3:])
Omitir o índice final é o mesmo que dizer para o Python retornar o conteúdo da variável até o final começando pelo índice 3 (inclusive). Logo, teremos o seguinte resultado: "hon".
Terminamos por aqui, mas há muito mais o que aprender sobre o uso de strings em Python. No próximo artigo vamos descobrir como fazer diversas coisas interessantes como capitalizar o texto, substituir partes, obter o tamanho da string e muito mais. Até lá!!
Este artigo foi escrito por Maximiliano da Rosa e publicado originalmente em Prensa.li.