Trabalhando com strings em Python – parte 2
No artigo anterior começamos a nos aprofundar na utilização de strings em Python. Vimos como fazer concatenações, e acessar partes e intervalos de variáveis. O assunto, claro, está longe de se esgotar. Há muito mais a ser explorado.
Neste texto, vamos avançar um pouco mais no aprendizdo dessa fantástica linguagem de programação e aprender a como escapar caracteres no Python. Além disso, conheceremos métodos úteis para capitalizar, converter para maiúsculas e minúsculos, bem como executar substituições de caracteres e obter o tamanho de uma string.
Vamos lá.
Capitalizar strings
Capitalizar consiste em converter o primeiro caractere de uma string para a sua versão maiúscula, ou seja, em caixa alta. Isso pode ser feito através da função capitalize(). Veja o exemplo:
nome = “maximiliano”
x = nome.capitalize()
print(x)
A saída para o código acima será "Maximiliano" (sem as aspas).
Converter strings em maiúscula e minúscula
No Python podemos facilmente converter uma string em maiúscula ou minúscula através das funções upper() e lower(), respectivamente. A função upper() retorna todos os caracteres dentro da string convertidos para maiúsculas. Do mesmo modo a função lower() retorna todo o conteúdo da string, mas com os caracteres em minúsculo.
Confira os exemplos:
pais = “Brasil”
x = pais.upper()
print(x)
y = pais.lower()
print(y)
Ao executarmos os dois trechos de código acima, a saída será "BRASIL" e "brasil", respectivamente.
Obter o tamanho da string
Saber o tamanho de uma string, ou seja, a quantidade de caracteres que ela contém, pode ser útil por diversas razões. No Python esse valor pode ser obtido através da função len().
Para usá-la é simples, basta passar a string diretamente ou uma variável como parâmetro para função, como demonstrado abaixo:
nome = “Python é a melhor linguagem.”
tamanho = len(nome)
print(tamanho)
No exemplo acima usamos duas variáveis. Mas se quisermos simplificar podemos obter o mesmo resultado com apenas uma linha de código.
print(len(“Python é a melhor linguagem.”))
Em ambos os exemplos, o resultado deverá ser 28. Note que a função considera todos os caracteres dentro da string, incluindo os espaços em branco.
Substituir partes de uma string
Em programação, trocar partes de uma string por outro valor é algo essencial. No caso do Python isso pode ser feito através do método replace(), que retorna uma nova string sem modificar a original.
Para usá-la devemos passar dois parâmetros separados por vírgula. O primeiro é valor antigo, ou seja, aquele que deve ser localizado e substituído. O segundo correspondente ao novo valor.
Confira o código de exemplo:
capital = “A capital do Brasil é Buenos Aires.”
capital_novo = capital.replace(“Buenos Aires”, “Brasília”)
print(capital_novo)
A saída do código acima deverá ser “A capital do Brasil é Brasília.”
Imagem: Reprodução
Sobre o método é preciso saber que ele é case sensitive. Isso significa que diferencia letras maiúsculas de minúsculas. Logo, o código abaixo não substituirá nada, pois o Python não encontrará o texto “buenos aires” na variável “capital”.
capital_novo = capital.replace(“buenos aires”, “Brasília”)
Outro detalhe interessante em relação ao método replace() é que podemos definir quantas ocorrências da string antiga são substituídas.
texto = “Eu amo Java. Java é incrível. Java é a melhor linguagem de programação do mundo. ”
nova1 = texto.replace(“Java”, “Python”)
print(nova1)
Ao rodar o trecho de código acima podemos ver que todas as ocorrências da palavra “Java” foram trocadas por “Python”.
No entanto, se quisermos que apenas as duas primeiras ocorrências sejam substituídas, é só incluir um terceiro parâmetro na chamada do método:
nova2 = texto.replace(“Java”, “Python”, 2)
print(nova2)
Teste o código acima e veja a diferença.
Verificar se determinado valor existe na string
Testar se determinado valor existe na string é simples. Devemos usar a palavra “in”. Esta pode ser traduzida como “dentro”. O seu uso é demonstrado abaixo:
contem = “Python” in texto
No trecho acima verificamos se a palavra “Python” está contida na variável “texto”. O tipo de dado retornado é o lógico (ou boolean) e, como tal, true (verdadeiro) ou false (falso). Neste caso, o retorno deverá ser false, pois “Python” não existe na variável texto.
Escapar caracteres no Python
Em Python as aspas duplas e simples são usadas para delimitar o conteúdo de uma string. No entanto, podem surgir situações em que seja necessário exibir as aspas dentro do próprio texto.
Por exemplo, se tivermos uma variável onde seja armazenada o nome de uma marca e quisermos exibi-la:
marca = ‘McDonald’s’
print(marca)
O código acima parece correto, mas certamente produzirá um erro ao ser executado. Experimente digitá-lo no console do Python. Fazer isso resultará num erro de sintaxe e o código não será executado como esperado.
Mas é fácil resolver esse problema. Para isso basta acrescentar a “\” antes do caractere especial. Assim:
marca = ‘McDonald\’s’
print(marca)
Agora, podemos executar o código sem problemas, e sem erros.
***
Chegamos ao fim de mais um artigo sobre Python. Espero que o conteúdo tenha sido útil para quem é iniciante na linguagem de programação. Se você não leu os artigos anteriores, recomendo que leia. Há várias dicas úteis neles.
E se você tem vontade de criar aplicativos para celular, veja esse outro artigo em que apresento uma IDE gratuita e fácil de usar mesmo para quem é novato no mundo da programação.
Este artigo foi escrito por Maximiliano da Rosa e publicado originalmente em Prensa.li.