Tráfego pago: Tudo que você precisa saber antes de começar
Freepik
A grande maioria dos empreendedores almeja aumentar suas vendas, alcançando novos clientes. Uma das melhores alternativas para alcançar maior visibilidade e reconhecimento da marca é adotando estratégias de marketing digital, sendo umas das principais estratégias o tráfego pago.
O investimento em mídia paga pode ser direcionado para o seu site, blog ou direto em suas redes sociais. Consequentemente, pode haver um aumento no alcance dos materiais produzidos. As vantagens em se investir em tráfego pago são inúmeras.
Além de proporcionar maiores chances de conversão, um bom tráfego pago pode oportunizar a distribuição mais eficaz dos seus posts e conteúdos, além de um público-alvo maior.
O que é tráfego pago?
São os anúncios produzidos por meio de plataformas específicas. Fazem com que seu site, blog ou redes sociais recebam acesso rápido. O tráfego pago é denominado como link patrocinado. Resumidamente, é o ato de pagar para ter mais acessos e visualizações ao conteúdo disponível.
Existem duas opções de tráfego: tráfego pago e tráfego orgânico. O que difere ambos é apenas o fato de precisar investir recursos financeiros na opção pago.
Como funciona o tráfego pago?
Para compreender como ocorre a execução do tráfego pago, é importante possuir conhecimento básico sobre questões relacionadas a esse assunto. Por isso iremos, de maneira clara, explicar neste post alguns pontos importantes.
Há duas maneiras mais utilizadas de pagar para que os seus anúncios passem a ser transmitidos e levem tráfego para o destino desejado:
Custo por clique (CPC)
Custo por mil impressões (CPM)
A ordem com que os anúncios serão exibidos nos canais é determinada através de um leilão entre páginas. Por esse motivo, ao optar por utilizar na sua estratégia esse tipo de tráfego é necessário escolher uma dessas duas opções para dar o seu lance.
Quando o seu lance estiver estabelecido você irá pagar por cada clique que o usuário der no anúncio, ou pelo anúncio aparecer mil vezes para as pessoas da ferramenta que você selecionou. O desenvolvimento do seu anúncio irá depender do valor do lance ofertado na plataforma de anúncios.
Podemos dizer que a finalidade de um é aparecer a maior quantidade de vezes e do outro é gerar o clique. Após estabelecer qual método irá utilizar, basta criar o anúncio, realizando as configurações corretas para que ele atinja seu público-alvo específico.
Por onde começar
Agora que você já conhece um pouco sobre o tráfego pago, fica a dúvida de por onde começar. Antes de começar a investir em tráfego pago há alguns pontos importantes a serem definidos para a campanha.
É muito importante entender os problemas do seu público-alvo, antes mesmo de começar a usar as estratégias de tráfego. Outro detalhe importante é que você precisa ser sincero e objetivo, mantendo a ética, criando anúncios autênticos e verídicos.
Por último, mas não menos importante, é imprescindível deixar claro qual ação você deseja que o usuário realize ao ver o seu anúncio.
Plataformas que posso utilizar na minha estratégia
Existem diversas plataformas e escolher qual delas utilizar irá depender de qual é o seu objetivo. Você deve escolher sempre a plataforma que se aquede melhor a sua estratégia. São elas:
Google Ads;
Facebook Ads;
Youtube Ads;
LinkedIn Ads.
Ficou curioso para saber mais sobre Tráfego Pago? Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.
Este artigo foi escrito por Karollyne Duarte e publicado originalmente em Prensa.li.