Transformação digital e o Cinema
A Transformação Digital é um conceito inovador que causa a disrupção do pensamento no meio empresarial e muda como a tecnologia é incorporada em diversos processos.
A mudança estrutural que proporciona se reflete no para aumentar o alcance e garantir resultados melhores.
O grande desafio de muitas organizações atuais é deixar de pensar e conduzir seus negócios da mesma forma que fazia na era pré-digital.
Não basta apenas estar presente nas redes sociais ou manter um site e um blog, a Transformação Digital modifica profundamente os alicerces da organização e em seu comportamento.
Contudo, no setor de entretenimento, onde o imaginário humano ganha o formato de histórias, cenários e personagens, notamos a presença de coisas relacionadas com a atual era digital.
Assim, separamos produções realizadas nos últimos anos para mostrar como, de certa forma, a humanidade sempre procurou inovar, mesmo que apenas no campo da ficção.
1927 – Metrópolis de Fritz Lang
Sua narrativa se passa em 2026 e conta com robôs, carros voadores, vida artificial e ordem social. Seu enredo discute a estrutura da sociedade e do trabalho e sua estética serviu de “inspiração” para as demais obras produzidas posteriormente. Algo que vemos atualmente, pois surge sempre que uma empresa disruptora, as demais se apressam a reproduzir seus modelos no intuito de se manterem na competição.
Metrópolis foi produzido pelo diretor austríaco Fritz Lang e contou com o roteiro de sua então esposa, Thea von Harbou. Devido à sua importância faz parte, desde 2001, do Memory of the World Register da UNESCO.
1936 – Tempos Modernos de Charles Chaplin
Este longa reflete os impactos da automatização que ocorreu nas primeiras fases da Revolução Industrial e questiona a situação das pessoas neste processo e sua alienação. Além disso, fomentou discussões acerca da transformação das formas e da estrutura do trabalho.
Comparando com os nossos tempos modernos, vemos esta automação no uso massivo das tecnologias e sua alienação ao consumir os feeds das redes sociais. Por outro lado, também notamos um paralelo com colaboradores que se mantêm alienados sobre as mudanças e não procuram se adaptar.
Marco da ficção científica, trata da relação entre a humanidade e a tecnologia. A evolução humana é retratada desde a descoberta do fogo até as mais recentes descobertas. Geralmente, a produção fala da busca por desenvolver novas ferramentas que possibilitem alçar voos cada vez maiores, mudando as estruturas e criando inovação. Dessa forma, percebemos sua correlação com a Transformação Digital.
1982 – Blade Runner
Trata-se de uma produção visionária por apresentar o uso de robôs humanoides, interfaces com voz, clonagem e abordar a relação homem x máquina. O longa também provoca uma reflexão sobre os efeitos da tecnologia na sociedade, no âmbito moral e ético.
Outro traço marcante é a globalização proporcionada pela tecnologia que permite a convivência entre diversas culturas, etnias, costumes e credos. Este cenário é cada vez mais familiar, pois já vivemos dessa forma nas grandes cidades e na Internet.
2013 – HER
Diversas produções antes e depois falaram sobre a relação homem x máquina em um futuro distópico. Este filme traz um ponto de vista diferente, pois ele mostra um relacionamento entre um humano (Theodore) e um sistema operacional (Samantha).
Tal como acontece com os casais convencionais, eles passam por mudanças e diferentes nuances emocionais. A reflexão que fica aqui é: chegaremos a uma época em que nós humanos seremos totalmente dependentes da tecnologia?
2017 – Blade Runner 2049
Este longa não acrescenta muito ao mundo apresentado em 1982 pelo clássico Blade Runner. Contudo, ele abre possibilidades para trazer a existência de seres híbridos de humanos e máquinas e continuar a abordar o assunto da inteligência artificial e da autoconsciência das máquinas.
Os filmes selecionados aqui não refletem toda a vasta produção do cinema inspirado na Transformação Digital.
Há inúmeras séries e obras literárias, além de outros formatos que trazem enredos sobre inteligência artificial, relação entre a humanidade e a tecnologia, inovações, algumas previsões para o futuro ou personagens criando soluções que mudam as estruturas e os processos conhecidos e repetidos pela sociedade onde estão inseridos.
Por isso, procure sempre ficar de olhos e ouvidos atentos para absorver o que houver das ideias das outras pessoas e desenvolver as suas. Insights surgem nos lugares e pelos motivos menos esperados!
Imagem: Pixabay
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.