Transformação digital: um website não é suficiente
Mais do que nunca, as redes sociais, blogs, aplicativos e uma infinidade de outros canais de comunicação online fazem parte da rotina dos consumidores brasileiros, e consequentemente, a maioria das pequenas empresas também está online hoje em dia.
O principal objetivo de ter uma página na internet não é apenas ser encontrado, mas também para facilitar a compra de seus clientes, no momento em que eles desejam comprar. Você já sabe que se não oferecer essa comodidade a eles, provavelmente buscarão outras opções com a concorrência.
Neste contexto, é importante saber que o consumidor moderno é omnichannel, ou seja: se relaciona de forma flexível, com o auxílio de diversas plataformas diferentes. Por isso, quem tem toda a sua estratégia de marketing digital baseada apenas em um site corporativo corre riscos de ficar para trás.
O que queremos dizer é que a sua transformação digital pode ser ineficaz para fazer negócios em um mundo cada vez mais conectado quando você conta apenas com uma página na web para se promover. Vamos te mostrar o porquê agora mesmo.
Não se trata apenas de tecnologia
A transformação digital do seu negócio tem menos a ver com TI do que com pessoas. Estamos falando basicamente de um processo de mudanças, e elas só são possíveis em uma empresa quando toda a sua gerência está imersa e engajada para fazer aquilo acontecer.
Sendo assim, adotar uma cultura corporativa projetada para incentivar a equipe a não ter medo de mudanças é fundamental para moldar a maneira como todos trabalham. Isso também significa ter que se adaptar a novos processos, ter mais flexibilidade e empatia ao se colocar no lugar do consumidor e aprender a lidar com a possibilidade de mais riscos e erros no caminho.
Por fim, quando o assunto é transformação digital, pode ser necessário pensar um pouco além da digitalização de processos, softwares e computadores. Em vez disso, procure focar em pessoas e na sua cultura. Você certamente será capaz de humanizar o trabalho com mais facilidade e chamar a atenção de seus consumidores.
Seu consumidor precisa interagir
Embora ter um site seja o primeiro passo para sobreviver no mercado atual, lembre-se que, por lá, as opções de diálogo com o seu público são muito limitadas. Afinal, a página geralmente é estática e não vai muito além da apresentação de seus produtos ou serviços, certo? Além disso, não há motivos para acessar o seu site com frequência, já que as atualizações ocorrem apenas esporadicamente.
Seus clientes estão em busca de interação, diálogo e identificação com os seus propósitos enquanto marca. É possível dizer que eles também constroem seu posicionamento com você. Por isso, se não compartilhar seu conhecimento, mostrar seu potencial ou despertar o interesse com iniciativas únicas, não dará uma chance de engajar sua audiência.
O marketing digital também pode impulsionar projetos
Embora ter sua página online seja um requisito básico para a digitalização do negócio, é importante saber que isso não é uma estratégia completa, e sim apenas uma base na qual outros esforços de marketing digital devem se complementar. Afinal, ainda que seja possível vender pela web, ter um site não significa que todos os seus clientes já te conhecem, confiam na sua reputação e podem te encontrar com facilidade.
Além de ter um espaço na web para divulgar os seus objetivos corporativos e promovê-lo, existem outras estratégias que podem ajudar a destacar sua marca perante a concorrência, além de conectá-la com seus clientes. É aí que entram as parcerias, os blogs, fóruns, redes sociais, links patrocinados e outras abordagens importantes do marketing digital.
Este artigo foi escrito por Bianca Lopes e publicado originalmente em Prensa.li.