Transformação financeira em debate — insights da 2ª edição do Zoop Payments Leadership
Confira os detalhes da manhã exclusiva no Le Cordon Bleu para líderes e especialistas dos setores de pagamentos e varejo, organizada pela Zoop em parceria com a Prensa.
A segunda edição do Zoop Payments Leadership reuniu alguns dos principais líderes e especialistas dos setores de pagamentos e varejo em uma experiência gastronômica realizada no Le Cordon Bleu, em São Paulo. A manhã foi dedicada ao compartilhamento de conhecimentos e estratégias inovadoras que podem transformar o mercado, impulsionando o crescimento dos negócios.
Representando a Zoop, os anfitriões Patricia Fischer, Diretora Comercial, e Fabiano Cruz, CEO, contaram com a participação de grandes nomes do setor, como especialistas do Banco Central do Brasil, da ABFintechs, do FitBank e da Rede. Entre os temas abordados, os destaques são a criação de novas trilhas transacionais, a redução de barreiras geográficas nas transações realizadas por meio de stablecoins e moedas emitidas por bancos centrais, além das adaptações e a evolução do Pix e o projeto Drex.
Além dos especialistas, o destaque do encontro foi a presença do Chef Claude Troisgrois, que preparou um brunch especial para os convidados e compartilhou histórias sobre sua chegada ao Brasil e a construção de sua relação com a culinária brasileira e os produtores locais.
O futuro dos pagamentos instantâneos
A Diretora Comercial da Zoop, Patrícia Fischer, ficou responsável por começar as apresentações do dia e aproveitou para enfatizar a importância de momentos como o Zoop Payments Leadership, que falam sobre inovação e celebram grandes parcerias.
O primeiro palestrante do dia foi o Coordenador de Regulação de Riscos Financeiros de Infraestruturas de Mercado do Banco Central do Brasil, Rafael Bianchini, que apresentou a evolução do sistema de pagamentos no Brasil, contextualizando o surgimento do Pix como uma resposta robusta às necessidades do mercado.
Ele explicou que, antes do Pix, o Banco Central já buscava um sistema de pagamentos instantâneo e centralizado, o que foi consolidado com a Lei 12.865. O Pix se destacou internacionalmente ao evitar problemas de interoperabilidade e fragmentação de liquidez, escalando rapidamente por meio de uma regulação consolidada, participação obrigatória de grandes instituições e a tarifa zero para pessoas físicas e microempreendedores.
Bianchini também abordou a agenda evolutiva do Pix, focada em tornar o sistema mais acessível e seguro, com inovações como QR Codes gerados pelo pagador, novas formas de iniciação de pagamentos e uma plataforma centralizada de cobranças. Ele destacou o papel do Pix Garantido e dos contratos inteligentes para ampliar as possibilidades de crédito, enfatizando que as tendências globais, como a integração entre Fast Payments e Open Finance, apontam para um mercado de crédito mais dinâmico e menos dependente de garantias.
Pagamentos como estratégia de crescimento
A segunda apresentação do dia ficou por conta de Fabiano Cruz, CEO da Zoop, Beatriz Montandon Bueno, CCO no FitBank, e Luis Lima, Superintendente de Produtos e Parcerias Digitais na Rede, que se reuniram em um painel moderado por Carlos Augusto de Oliveira, Diretor Executivo da ABFintechs.
O debate entre os especialistas girou em torno das transformações dos meios de pagamentos, abordando benefícios e oportunidades de negócio. Também foi abordado como o Pix crédito e o Pix garantido têm potencial para oferecer crédito mais acessível e personalizado, além de reduzir os custos operacionais para empresas e consumidores.
Para Fabiano Cruz, o mercado de serviços financeiros, com valor global estimado em 30 trilhões de dólares, tem uma gigantesca oportunidade de cooperação entre bancos e fintechs, pois a digitalização avança e a interoperabilidade torna o sistema mais ágil e inclusivo.
Beatriz Montandon destacou que a integração de serviços financeiros diretamente nas jornadas do cliente pode otimizar fluxos de caixa e facilitar o acesso ao crédito. Luis Lima, por sua vez, apontou que o setor de pagamentos é impulsionado por um ciclo constante de inovação: “ninguém morre de tédio no setor de pagamentos e recebimentos”, comentou, referindo-se à evolução contínua das soluções que buscam a melhor experiência para o consumidor.
Encerramento com brunch
Para fechar a manhã com um toque especial e saboroso, o renomado Chef Claude Troisgros preparou um brunch exclusivo para os participantes. Antes de servir, Claude compartilhou histórias de sua chegada ao Brasil e o apreço pela culinária e pelos ingredientes nacionais, reforçando a importância dos produtores locais para o desenvolvimento de uma gastronomia rica e autêntica.
Com esse momento, o Zoop Payments Leadership se despediu de forma inspiradora, celebrando não só a inovação tecnológica, mas também a valorização das conexões culturais e sociais.