“Trends & Insights”: Prensa debate o futuro financeiro sustentável no Rosewood São Paulo
Evento exclusivo reúne líderes do setor financeiro em um café da manhã com diálogos estratégicos e projeções fundamentais para os negócios.
Quando falamos de tradição e inovação é impossível não lembrar da Cidade Matarazzo, um exemplo da união entre preservação histórica e cultural com muita sofisticação. Lá dentro está situado o Rosewood São Paulo, o primeiro empreendimento da Rosewood Hotels & Resorts no Brasil. O mais recente ranking global The World’s 50 Best Hotels classificou a propriedade São Paulo no 27º lugar entre os mais notáveis do mundo, também eleito como o Melhor Hotel da América do Sul.
Esse cenário foi o palco para o Prensa Trends & Insights 2023, um evento exclusivo que reuniu líderes do setor financeiro em um café da manhã com diálogos estratégicos e projeções fundamentais para empresas, empreendedores e startups.
Os debates giraram em torno de temas importantes para as fronteiras entre tecnologia, inovação e estratégia de negócios. Inspirado pelo conceito de “Embedded Finance”, Henrique Gallotti e seus mais de 16 anos de experiência em consultoria de gestão e liderança compartilhou sua perspectiva sobre as transformações que estão em curso no Setor Financeiro. Ele abordou não apenas o comportamento dos clientes, mas também como avanços tecnológicos e regulamentações estão convergindo para criar um ecossistema com objetivos mensuráveis e novos desafios.
Na sequência, Bruno Loiola, Carlos Augusto de Oliveira e Cintia M. Ramos Falcão, atuais curadores da Open Finance Conference 2023, forneceram uma análise aprofundada sobre o Open Banking, o Pix, a curva de evolução do mundo open até o debate sobre a regulamentação do Drex, destacando a importância de compreender as nuances entre esses conceitos em constante transformação.
O Pix enquanto sistema de pagamento instantâneo, e o Open Banking, como uma iniciativa regulatória de compartilhamento de dados financeiros, foram ressaltados como componentes cruciais, enquanto o Drex foi apresentado como uma evolução rumo a uma moeda digital brasileira.
A adoção crescente de soluções financeiras digitais é uma tendência que à vista. Impulsionada pela necessidade conveniência e eficiência. Uma analogia eloquente apresentada por Léo Andrade compara o Pix a um "cano" e o Drex ao "líquido", ilustrando de forma didática a interconexão dessas tecnologias financeiras.
À medida que o setor financeiro evolui, desafia as instituições tradicionais, como agências bancárias e cartórios, a se adaptarem e inovarem para atender às demandas de uma clientela moderna. Foi impossível conter o riso quando ouvimos a comparação entre ir ao dentista e entrar em uma agência bancária, evidenciando a crescente preferência por ambientes digitais, instantâneos e auditáveis.
Marcelo Bissuh liderou uma discussão sobre o futuro sustentável e integrado no mundo digital. Ao lado de Taiolor de Morais, Léo Andrade e Leandro Garcia, exploraram-se os caminhos para forjar uma era além do código convencional, adotando APIs, IA Generativa e Low-Code. Uma visão que nos convida a repensar as possibilidades e oportunidades que estão ao nosso alcance. O destaque foi a menção de No-Code e Low-Code colocando o negócio em primeiro plano, não a codificação. Isso ressaltou a importância crucial da automação e simplificação de processos por meio de ferramentas acessíveis, impulsionando o desenvolvimento acelerado de soluções inovadoras, promovendo agilidade e investimentos em startups.
“O evento foi enriquecedor e informativo, explorando temas relevantes para o cenário financeiro em constante evolução. Parabéns à equipe da Prensa pela realização do evento e pela oportunidade de aprendizado que proporcionaram aos participantes. Adorei conhecer o Rosewood São Paulo.” comentou Andrea Rufino, Marketing Head LATAM.
A discussão sobre investimentos em negócios inovadores e startups revelou o reconhecimento de que a colaboração com essas empresas emergentes pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar a inovação. Para encerrar o evento com um toque especial, Cássio Spina conduziu uma apresentação envolvente sobre Corporate Venture Capital (CVC), explorando seus conceitos, histórico, benefícios, desafios e oportunidades. Ele delineou como essa abordagem pode transformar e potencializar empresas. Em seguida, presenteou os participantes com uma sessão de autógrafos de seu livro mais recente: "Corporate Venture Capital (CVC) - Como Transformar e Exponencializar sua Empresa Fazendo Investimento em Negócios Inovadores e Startups".
Que tal a sua marca promovendo um evento Premium como este? Fale com o Renato para saber mais. Basta clicar para chamar no Whatsapp.