Três filmes que mostram o papel do jornalista
O jornalismo se encontra em uma situação complicada. Muitos veículos de imprensa nacionais e internacionais estão com sua integridade e credibilidade em crise, profissionais passam por perseguição e uma lista considerável de países descarta a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão. O Brasil se encontra nessa lista.
Além disso, em um livro recentemente lido da autora Beatriz Viana, A mulher jornalista no cinema, é falado, entre outras questões, sobre a imagem heróica do jornalista no cinema, como uma pessoa que leva a verdade para o povo, combate a corrupção, escancara escândalos e etc.
Por isso, aí vai uma lista com 3 bons filmes sobre diferentes perspectivas do jornalismo, sendo dois deles baseados em fatos reais:
Spotlight: Segredos Revelados (2015)
Foi um dos filmes que me incentivou a escolher o jornalismo como carreira. O filme é baseado em fatos reais. O filme transita no enredo da equipe de jornalismo investigativo do The Boston Globe, especializada em grandes reportagens que levam meses de investigação.
No filme, a equipe acaba por investigar as suspeitas de abuso sexual e pedofilía pela Arquidiocese Católica de Boston, e que acaba por mostrar um esquema muito maior, envolvendo a Igreja Católica em todo o mundo, como no Brasil e principalmente Vaticano.
Essa investigação ganhou o Prêmio Pulitzer em 2003, e o filme levou 2 premiações do Oscar de 6 indicações na edição de 2006.
O Abutre (2014)
Nesse filme, estrelado por Jake Gyllenhaal, o enredo gira em torno de um jovem que entra para o jornalismo policial independente, buscando alternativas ao emprego formal.
Com o passar do tempo, ele e seu assistente, depois de gravarem crimes e acidentes e venderem aos veículos, percebem que podem lucrar muito mais fabricando essas notícias.
É interessante aqui, notar a relação com o sensacionalismo visto em muitos jornais, como no Brasil mesmo, que “espremem” eventos violentos e até trágicos em busca de lucro, até a última gota de sangue.
The Post (2017)
Filme estrelado por nomes como Tom Hanks e Meryl Streep. Há um conflito de interesses aqui, muito pertinente e extremamente importante para o meio jornalístico.
Abordando o fato real que aconteceu com o The Washington Post em meados de 70, quando estavam prestes a entrar com ações na Bolsa de Valores. Porém, ao divulgarem dados vazados sobre a Guerra do Vietnã para a população e “enfrentando” o Governo, eles colocam o veículo em uma situação delicada.
Isso poderia prejudicar financeiramente o jornal, caso os responsáveis fossem presos, e aqui, mostra o conflito de interesses entre a questão moral do jornalismo, de informar a população, e a dependência de investimentos - como sempre foi - para continuarem o trabalho.
Imagens - Divulgação - via AdoroCinema.
Este artigo foi escrito por Matheus Thomaz Rossi e publicado originalmente em Prensa.li.