Tríplice Coroa do Galo
Imagem: Reprodução/Robson Mafra/AGIF
Você sabe o que significa Tríplice Coroa?
Pouco comum na história do futebol brasileiro, o feito de vencer três campeonatos na mesma temporada se repete pelo terceiro ano consecutivo, e desta vez, o protagonista é o Atlético Mineiro.
O último clube a conseguir levantar três canecos no mesmo ano havia sido o Cruzeiro, em 2003.
Porém, em 2019 o Flamengo de Gabigol e Bruno Henrique, comandado por Jorge Jesus, alcançou o triunfo de levantar três taças em sequência. Na ocasião, o Mengão venceu o Campeonato Carioca, o Campeonato Brasileiro, e por fim, a Copa Libertadores da América.
No ano seguinte, em meio a pandemia do Covid-19, o Palmeiras repetiu o feito do clube carioca. O Verdão treinado pelo português Abel Ferreira venceu o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e também foi vitorioso na Liberta.
Na temporada de 2021, foi a vez do Galo acrescentar 3 canecos à sua sala de troféus.
Reforços de peso!
A última vez que o clube pode contar com jogadores conhecidos a nível internacional foi em 2013, onde o plantel contava com a presença dos atacantes Jô, Bernard e Diego Tardelli, o goleiro Victor, e peça chave do elenco, o meia Ronaldinho Gaúcho.
Surpreendentemente, no início de 2021, após enxugar a folha salarial e firmar parcerias e patrocínios para lá de rentáveis, o Atlético Mineiro foi o clube brasileiro que mais fez contratações de renome.
Para a este ano, o clube de Minas Gerais trouxe peças como Nacho Fernández, Dodô, Tche Tche, Diego Costa, e Hulk para o seu elenco. O time, que já havia contratado o argentino Zaracho, começou o ano com o pé direito.
O Galo enfrentou o América-MG na final do estadual, e depois de duas partidas sem gols sagrou-se campeão por ter feito melhor campanha no torneio.
Bi do Brasileirão
Imagem: Reprodução/Fernando Moreno/AGIF
Seguindo o feito do estadual, o Galo Doido fez belíssima campanha no Campeonato Braileiro, confirmando o título na antepenúltima rodada do torneio.
Além da taça, o time comandado pelo técnico Cuca também garantiu recordes nesta edição do campeonato. O clube mineiro conseguiu a bela marca de maior número de vitórias consecutivas jogando como mandante, no total foram 16 jogos seguidos.
Com o experiente atacante Hulk, o Galo teve saldo positivo frente aos seus principais rivais, assegurando assim a vaga no topo da tabela em diversas ocasiões.
Frente ao Flamengo, campeão nacional em 2019 e 2020, o Atlético Mineiro venceu no primeiro turno pelo placar de 2x1, e perdeu no segundo pelo placar mínimo, todavia, na ocasião o time já tinha a larga vantagem de dez pontos frente ao Rubro Negro Carioca.
Diante do campeão de 2018, o Palmeiras, a esquadra mineira garantiu uma vitória de 2x0 na primeira metade do campeonato, e ficou no empate por 2x2 já na reta final da competição, às vésperas de ser campeão antecipado.
O Bahia acabou sendo a vítima do jogo que garantiu o título do Brasileirão ao Atlético Mineiro.
Jogando fora de casa, o Galo sagrou-se campeão vencendo por 3x2, com direito a um gol do artilheiro Hulk, e dois do também atacante Keno.
Por fim, o time cumpriu tabela nas rodadas seguintes, onde venceu o penúltimo confronto por 4x3, e perdeu o último pelo mesmo placar.
Bi da Copa do Brasil
No ano de 2014, um ano após o título da Libertadores da América, o Galo voltou a levantar mais um caneco, desta vez da Copa do Brasil.
Na ocasião, o clube vivia seu primeiro ano após a passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo time, ou seja, os olhos ainda estavam voltados ao clube mineiro.
Com um elenco com peças como Victor, Dodô, Dátolo e Luan, o Atlético enfrentou seu maior rival, o Cruzeiro, na final do torneio.
Após vencer o primeiro jogo por 1x0, o Galo também venceu o segundo confronto, conquistando assim, o seu primeiro título da Copa do Brasil.
Sete anos após a primeira conquista, o Galo voltou a figurar numa final de Copa, desta vez frente ao Athletico Paranaense, porém, nessa edição o time mineiro era mais do que favorito para a grande decisão.
Tendo em vista o título de campeão brasileiro conquistado há pouco, a moral e o nível de confiança do elenco estavam em alta, desse modo, o Atlético Mineiro foi superior nos dois jogos da final.
Na primeira partida, o time comandado por Cuca aplicou uma goleada sobre a equipe paranaense, um largo 4x0, que já deixou o time mineiro com uma das mãos na taça.
Por fim, no jogo de volta, por mais que o Athletico Paranaense tenha conseguido diminuir a vantagem, o Galo venceu o jogo por 2x1.
Na somatória o time de Minas marcou seis gols nas finais, e os autores foram Hulk, Keno, e o chileno Vargas, conquistando assim o bi campeonato da Copa do Brasil.
Somados ao título estadual e ao Brasileirão, o Atlético conseguiu o feito da Tríplice Coroa, algo que certamente entrará para a história do clube, e será lembrado com muito carinho pela sua torcida.
Será que o time vai manter a mesma base para 2022, ou podemos esperar novos nomes de peso para a temporada seguinte?
Com seu novo estádio ficando pronto, podemos esperar um Galo ainda mais competitivo jogando em casa?
Este artigo foi escrito por Filipe Mello e publicado originalmente em Prensa.li.